agosto 02, 2018

Audiobooks Favoritos #1 | A Monster Calls - Patrick Ness


        Hi, folks... como eu sou hiperbólica, e vocês provavelmente já sabem, há um milênio fiz uma postagem aqui sobre audiobooks e pouco depois fiz uma resenha do filme A Monster Calls (Sete Minutos Depois da Meia-Noite). Na época que assisti gostei bastante da adaptação e me vi surpresa com a profundidade da história e quanto ela me tocou. E apesar de querer ler o livro, eu jamais senti vontade verdadeira, quando via a versão brasileira me batia uma preguiça forte.
      Mas então, finalmente encontrei o audiobook em inglês e decidi fazer a leitura. Ler e ouvir foi maravilhoso, intenso e visceral. Eu nunca li um audiobook com um narrador tão intenso que transpõe todas as emoções possíveis do protagonista. A Monster Calls definitivamente foi uma das narrativas mais prazerosas, angustiantes e inesquecíveis dos últimos anos para mim.
      Na verdade, é a minha leitura favorita do ano pela história tratar uma profundidade significativa e tocante. Sempre que lembro dos sussurros, pensamentos, gritos e desespero eu me emociono. Por isso eu não podia deixar de indicar essa obra para vocês, sobretudo narrada em inglês. :)

Conor é um garoto de 13 anos e está com muitos problemas na vida.
A mãe dele está muito doente, passando por tratamentos rigorosos. Os colegas da escola agem como se ele fosse invisível, exceto por Harry e seus amigos que o provocam diariamente. A avó de Conor, que não é como as outras avós, está chegando para uma longa estadia. E, além do pesadelo terrível que o faz acordar em desespero todas as noites, às 00h07 ele recebe a visita de um monstro que conta histórias sem sentido.  O monstro vive na Terra há muito tempo, é grandioso e selvagem, mas Conor não teme a aparência dele. Na verdade, ele teme o que o monstro quer, uma coisa muito frágil e perigosa. O monstro quer a verdade.  Baseado na ideia de Siobhan Dowd, Sete minutos depois da meia-noite é um livro em que fantasia e realidade se misturam. Ele nos fala dos sentimentos de perda, medo e solidão e também da coragem e da compaixão necessárias para ultrapassá-los.


     Eu não vou fazer a resenha da obra - até porque o livro está no mercado há um tempinho e não é necessário um resumo sobre ele.
     Mas eu gostaria de expor as minhas impressões sobre a estória para que elas sejam conhecidas.
Patrick Ness trabalhou um tema muito pesado nessa história, apesar de toda a fantasia envolta, as metáforas do autor são essenciais e a vivência de Connor é muito real e próxima de modo que o leitor acaba enternecendo com os dilemas dele.
- Mas o que é um sonho Conor O' Malley? Quem pode nos dizer que a vida real é que não é um sonho?

       Acho que mesmo as birras do Connor são necessárias e o caracterizam como um pré-adolescente acuado com a realidade da mãe, seu medo, suas frustrações, é tudo uma questão de reagir ao mundo e as intempéries que ele proporciona.
       Gostei de ler sobre um protagonista como Connor. Ele parece muito maduro para sua idade, real, cuidando da mãe e tomando algumas decisões que hoje não vejo muita gente da mesma idade tomando. Acho que os problemas o levaram a isso, a amadurecer mais cedo. Quando mais nova eu também fui assim. Aconteciam alguns problemas e eu tentava resolvê-los. É muito fácil enternecer por tudo que o Connor passa, torcer por ele e para que ele revide aos ataques que sofre na escola (sou um pouco vingativa).
Nem sempre há um mocinho. Nem sempre há um bandido. A maioria das pessoas fica no meio-termo.
    Enfim, essa é uma história na qual o leitor pode amar e se identificar. É forte, pesada e trata de uma perspectiva muito séria, sobretudo devido os sentimentos do Connor em relação a mãe e suas debilidades.
     A Monster Calls é um livro que eu definitivamente irei defender para a vida, amar e recomendar o máximo possível. Leiam, folks.
Histórias são criaturas selvagens.
P.S.: Paguei o maior iço lendo esse livro. Em uma determinada cena eu estava na recepção para ir ao médico e ouvindo o narrador expressar a dor da mãe do Connor e eu comecei a fazer caretas de choro e essas coisas. É perigosíssimo ler e ouvir em público ahhaha.
FICHA TÉCNICA
A Monster Calls
Patrick Ness
Ano: 2011
Páginas: 205
Idioma: inglês
Editora: Candlewick Press
Nota: 5/5 - FAVORITO
Créditos da Imagem: TheBookSatchel

XO XO

11 comentários:

  1. Oi Alana, eu também li esse livro nesse ano e me emocionei bastante. Não esperava encontrar uma história tão profunda e tocante, mas que livro lindo. Realmente uma leitura a ser defendida e difundida, eu com certeza super recomendo. Sobre audiobooks, ainda não tive a oportunidade de experimentar e confesso que não tenho tanta interessa assim no momento, quem sabe num momento futuro, mas imagino que deve ser ainda mais tocante ouvir e ler uma história com tanto significado como essa. Ah, preciso assistir a adaptação, pois só leio bons comentários.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é realmente lindo e tocante. É o meu favorito da vida de YA e amo muito. A adaptação é muito boa e forte também. Audiobook é muito bom e quebra um galho da pega quando se está com muitas leituras para pôr em dia. :)

      Excluir
  2. Oi, Alana!
    Não ouvi nem li o livro, mas eu adorei a adaptação.
    Tem um tempo que também estou acompanhando um livro pelo audiobook
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi, Alana

    Queria conseguir ouvir audiobooks, mas definitivamente não é pra mim. Me concentro muito mais no visual, em passar os olhos e ler, sabe?
    Inclusive já li esse livro e assisti a adaptação. Amei ambos de jeitos diferentes, gostei do adendo que colocaram no final do filme. Sofri real com a história, derramei muitas lágrimas, mas me senti preenchida de diversas maneiras.

    Beijocas
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahaha ah, sim, entendo Tami. Eu também preciso do visual, mas consigo prestar atenção e me concentrar só de ouvido, consigo visualizar tudo normalmente na estória. Sim, sim. Eu gostei dos dois também é foram muito bons. :)

      Excluir
  4. Oi Alana,

    Eu li o livro que quando lançou por aqui e simplesmente amei a história criada pelo autor, me emocionei várias vezes e gostei de como ele criou todo o enredo.
    Quando li o Ceifador, metade foi e-book e a outra metade audiobook, pois estava super atarefada e deu super certo, confesso que não amei, mas em necessidades utilizaria.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena que não amou a experiência de audiobook, eu amo e muitas vezes é necessário de acordo com nossas leiturasoluções. Esse livro é muito lindo.

      Excluir
  5. Vou anotar a dica ♥

    http://gotasdecafe.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii, Alana, como vai?
    Menina, eu quero muito ler e assistir o filme Sete Minutos Depois da Meia-Noite. Minha experiência com audiobook é nula, haha, mas fiquei atraída pra conferir esse, mas o que me impede é que não sei nadica de inglês. Mas enfim, gostei bastante da indicação.
    Beijos,

    http://eusoouumpoucodecadalivroqueli.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Alana.
    Eu tenho esse livro aqui na estante, mas ainda não consegui ler. Espero me emocionar também. Quanto aos audiobooks eu não gostei muito da experiencia não. Estou tentando um segundo livro, mas está bem dificil de me concentrar hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Copyright © Books and Stuff , Blogger