junho 21, 2019

Abandonei #3 - Circo da Noite e Corte de Luz

     Hi, folks...
    Eu tinha planejado trazer um post completamente diferente pra vocês, mas dada às minhas recentes não leituras resolvi mudar algumas coisas.
     Estou na fase de ler obras com cunho histórico e fantasias urbanas, assim ando procurando livros um pouco nessa linha. Não apenas isso, claro. Gosto de intercalar. Qual foi o problema nesse método? Me deparei com um livro com uma grande premissa e outro com uma premissa batida, mas que ainda assim decidi conferir. O resultado? Empaquei nas duas leituras. Não tenho certeza se o momento das duas leituras foi equivocado ou coisa parecida, mas algumas coisas nas leituras me fizeram dar uma pausa nelas e por enquanto estarão abandonadas. Como decidi que não vou gastar meu tempo com obras que não estão de alguma forma funcionando para mim, elas foram abandonadas (pelo menos por enquanto). Confiram minha opinião até agora sobre elas.

O Circo da Noite - Erin Morgenstern
Ano: 2012 | Páginas: 365 | Editora: Intrínseca
Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá.
À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.
       Esse livro foi um dos mais comentados que já vi no goodreads e muitos leitores gringos que sigo aplaudem a obra da autora e colocam como uma das melhores. Como a premissa é bastante interessante decidi conferir. Até onde eu li não me decepcionou, mas há muitos problemas que me fizeram parar a leitura. Há muitos capítulos de várias personagens e isso acontece tanto de modo que há pouco aprofundamento deles, a impressão que tenho é que são muitas personagens soltas que a autora coloca e que não dá o devido valor ou substância. Erin também mescla o tempo: passado, presente e futuro. O que para mim foi um grande problema, pois apesar da sinalização, a escrita dela às vezes parece tão sem tato e pouco objetiva que o leitor fica perdido. Por essas duas razões a leitura estava arrastada e pouco proveitosa para mim. Até agora vi pouca conexão entre as personagens e interação, e por causa dessa falta de conexão e o emaranhado que encontrei no livro decidi largar. Apesar de ainda sentir alguma vontade de seguir adiante com a leitura para conhecer seu fim, por agora não está fluindo.
A Corte de Luz - Richelle Mead 
Ano: 2017 | Páginas: 400 | Editora: Outro Planeta
Nova trilogia da autora que conquistou o mundo com Academia de Vampiros e Bloodlines.
Elizabeth, condessa de Rothford, foi condenada a um casamento arranjado com um rico – e entediante – comerciante de cevada. Pra fugir desse destino, a garota assume a identidade de uma de suas criadas e foge em uma carruagem em direção à floresta de Adoria.  Lá, Elizabeth, que agora atende por Adelaide, é acolhida na Corte de Luz, uma espécie de internato que capacita jovens de baixa renda e as transforma em verdadeiras damas da sociedade. A condessa disfarçada de serviçal sai-se muito bem nas atividades da escola e, em pouco tempo, chama a atenção de Cedric, o filho do dono do lugar. Uma poderosa atração nasce entre Cedric e a misteriosa Adelaide, colocando não só o disfarce da garota em risco, mas também um grande segredo que o rapaz procura esconder a todo custo.
      Esse foi o livro que escolhi conferir após abandonar O Circo da Noite. Já li uns cinco livro da Richelle e gostei muito deles, das personagens e da escrita, assim decidi que seria uma boa começar esse livro tão criticado por muitos. A primeira coisa que gostaria de salientar e que me fez refletir e finalmente decidir largar foi porque o livro não parece ter sido escrito pela Richelle. Tendo como base todos os livros dela que já li, foi algo que pensei antes de abandonar. O outro motivo, talvez o mais importante: não consegui enternecer pela protagonista. Não porque ela seja rica, meio esnobe e chatinha, porque essas características eu posso suportar, mas porque ela é uma personagem fraca e sem uma característica forte que a marque de um jeito positivo. Além de que ela decide colocar sua própria vida em risco porque outro alguém que ela não conhece "a salvou" e esse alguém tem olhos bonitos. Por favor! O casal que é jogado logo nos primeiros capítulos me deu uma desanimada. Eu não me importo com romances nas fantasias, contanto que não seja o centro, não seja o escopo, e que a relação amorosa seja dolorida, devagar, imprevisível e difícil. Mas até agora não é isso que acontece. Talvez o meu problema com fantasias YA se dê pelos romances açucarados e manjados e essas coisas fáceis que acontecem, as protagonistas volúveis e comumente manipuláveis. De todo modo, esse é um livro que enquanto lia tentei me colocar no lugar da autora e por isso cogitei realmente se foi a Richelle quem escreveu. Não parece. Até mesmo a escrita parece simplista para o padrão que me acostumei.
     Enfim, folks, essas são as obras recentes que decidi colocar em hold para daqui uns meses para definir um status. Por enquanto estão abandonados. E aí, folks, vocês costumam abandonar livros assim? Ou deixar leituras em hold?
XO XO

12 comentários:

  1. Ambos os livros estão nos meus desejados, hahahah. Mas, apesar de saber que as leituras não funcionaram para você quero ler mesmo assim, vá que eu goste? E que ruim quando isso acontece, né? Faz tempo que não pego um livro que não funciona pra mim, e normalmente leio até o final, não consigo abandonar.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Alana.
    Eu queria, mas não consigo abandonar. Sofro até o final, mas leio hehe. O Circo da Noite eu tenho aqui desde que lançou, mas sabe quando a vontade de ler não bate. Mas sempre vejo elogios a ele. O segundo livro eu não conheço.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi, Alana!
    É muito frustrante começar a ler um livro empolgada e de repente se sentir empancada. Sinto muito! Eu já ouvi mil maravilhas sobre Circo da Noite, mas não faz meu tipo de leitura, então nunca conferi.
    Sim, eu abandono livros sem dó, quando vejo que não é pra mim. Os que deixo em Hold é porque sei que vou gostar, só o momento que não é certo.

    beijos
    https://renatavarelaescreve.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Alana!

    É péssimo quando empacamos na leitura né? E em duas seguidas então, creio que você não estava na vibe mesmo de leituras do estilo. Já ouvi falar de O Circo da Noite, acho a capa bem bonita, mas também não curto quando o autor insere vários personagens sem dar profundidade a eles, parecem que são só figurantes, não conseguimos nos aproximar de verdade deles. E quanto ao livro da Richelle, talvez se lêssemos uma história dessa anos antes, lá na fase Crepúsculo da vida, nem acharíamos esses detalhes tão ruins, mas com o tempo a nossa visão sobre as coisas vai mudando e já não aceitamos mais certas partes. Espero que suas próximas leituras sejam melhores!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Alana!
    Nossa, eu fiquei tão decepcionada qnd comecei a ler resenhas negativas sobre A corte de luz, pq tbm adoooro a escrita da Richelle e tava confiante de que esse livro ia ser ótimo! E agora q vc disse q nem parece q foi ela q escreveu? :O
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog -> Tá rolando SORTEIO DE LIVROS p/ 5 ganhadores!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Uma pena que as leituras tenha ficado abaixo do esperado. Tinha uma curiosidade acerca de O Circo da Noite, mas agora quando for ler irei com baixas expectativas. A capa é tão bonita.
    Gostei da sinceridade na postagem.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Tenho a livro O Circo da Noite mas ainda não li, acho que ficará mais um pouquinho na minha estante kkk, parabéns pela sua sinceridade, já aconteceu comigo também abandonar, mas fica guardado até eu resolver ler de novo. Já li algumas resenhas sobre A Corte De luz e também não foram boas experiências, obrigado pelas dicas. Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi Alana,

    Eu li a Corte de Luz e estou para postar a resenha no blog. Achei o livro morno, meio sem sal e você não perdeu muita coisa abandonando não, a história não tem nenhuma reviravolta interessante e confesso que pensei o mesmo '' esse livro é da Richelle?'' Mas apesar de tudo eu até dei uma boa nota para ele.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  9. entao... eu tenho sérios problemas com YA, por isso parei de lê-los rs
    eu costumo abandonar leituras que nao tao fluindo, e já vou emendando em outros livros, simplesmente por achar que a vida é curta pra me prender a coisas que nao estão me agradando... super te entendo...
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aahaha eu também penso o mesmo. Não dá para perder tempo com estórias que não estão fluindo. Tem muito livro para ler nessa vida.

      Excluir
  10. Olá!
    Antes eu sofria para abandonar livros, hoje não muito. Perder tempo com histórias que não estou gostando é uma tristeza. Melhor abandonar e tentar ler em outra hora, do que forçar a leitura rs' Circo da Noite, é bem comentado, mas ainda não tive oportunidade de ler, o outro não conhecia. a autora sim, mas o título não. Tem que ler aquilo que nos agrada né.. te entendo amiga!

    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Amei esse seu texto, realmente é um dos melhores blog que estou acompanhando. Suas postagens são excelente! Parabéns!

    Já até salvei em meus blogs favoritos ❤️..

    Meu Blog: Super Minas Cap

    ResponderExcluir

Copyright © Books and Stuff , Blogger