maio 11, 2016

Produção Criativa: Flor de Cerejeira, Capas e Diagramação

     Helloo, pessoas... tudo numa nice?! 
   Esses dias eu estive meio que com preguiça de fazer posts e publicar resenhas sobre os livros que li nesses últimos dias – e foram muitos mesmo que li, por isso a preguicite aguda!! Anyway, hoje eu estou aqui para falar sobre o novo livro que eu vou publicar, não é o último que escrevi porque estou escrevendo vários no momento. Mas eu escolhi esse para Maio porque é um livro que me identifiquei muito apesar de abordar uma cultura diferente e porque achei que estava na hora de publicar um romance para criar público para a estória.
    Acho que quem acompanha o blog já sabe que eu não sou lá fã de clichês e romance onde o foco do livro é só o romance água com açúcar. De fato, eu não curto esse tipo de livro, mas leio de tempos em tempos e às vezes gosto bastante, acredito que é bom assim para intercalar com leituras mais densas. De qualquer maneira, eu escrevo romances, não nesse estilo meio de chick lit e coisa parecida, acho que chik lit é o gênero que ainda não escrevi porque não me acho engraçada o suficiente para escrever o tipo de estória divertida que as pessoas curtem. Eu sou muito séria e dramática. Mas eu escrevo romance às vezes, porém acredito que até esses que escrevo são meio complexados ou densos demais ou tristes. ahhaha.

    Eu não sei... de qualquer maneira, comecei a escrever Flor de Cerejeira no ano passado, mas com a volta às aulas da faculdade, acabei deixando de lado e nunca terminei a estória; o que foi algo triste para mim porque desde 2015 depois que comecei a corrigir quase todos os livros que fiz em 2014 – que foram vários – a minha produção literária diminuiu e isso me deixou preocupada. Um livro que eu demorava um mês para escrever estava demorando mais. Tipo, Os Segredos de Afternoon Fall, que é um livro com uma pegada de terror e mistério, eu levei três meses para escrever, mas só porque eu quis demorar isso tudo de tempo, porque as pessoas próximas de mim ficavam dizendo que eu só ficava escrevendo o tempo todo e escrevendo muito, o que era verdade. Então eu decidi diminuir o ritmo. Mas, romance para mim sempre foi mais fácil, acho que é um tipo de estória rápida de escrever. Eu já cheguei a escrever um romance histórico – histórico, não aqueles hots de época, e o melhor é que se passa no Brasil em 1923 *-* (estudei pra burro para escrever esse livro) – em três dias e um romance infanto juvenil em um dia.

      Eu já sei que sou anormal, mas vocês precisam ignorar ahahah. De qualquer maneira, esse ano enfim eu consegui terminar Flor de Cerejeira e foi maravilhoso, a melhor sensação ever de conseguir concluir enfim depois de um bloquei criativo tão longo. Eu estava preocupada porque em 2015 eu comecei vários livros (A escolha de Mausi, Perdidos em Wiès, Sobreviventes, Paper Heart, The Hollow House of The Village e Broken - Os Retalhos de Jane e Ezra), e se não estou enganada, eu só consegui terminar dois no máximo. - que obviamente já não estão nessa lista ahaha. Como eu já fiz um post aqui sobre como é complicado fazer sinopse, não vou falar sobre essa parte do processo, eu simplesmente vou trazer o livro aqui para vocês conferirem. As duas capas finais, apesar de eu ter feito muitas outras para esse livro.

    

“Qualquer um pode cometer um erro.”Yoko sempre teve uma vida relativamente boa e estável, participava da organização do Festival Cherry Blossom, tinha amigos com quem contar na escola, tocava violino e estava treinando para fazer parte da orquestra da Juventude de Macon quando tudo começou a dar errado. Seu pai se envolveu num grave acidente, que acabou matando um pai de família e, foi parar na prisão. Sem a referência paterna, e com todos os problemas financeiros que se acumulam, o distanciamento da mãe, Naomi, que está a cada dia mais se afundando em trabalho, Yoko vê o que sobejou, de sua família, totalmente desestruturado. Em meio à dor da perda, Yoko conhece Aidan Hirsch, um garoto que parece tão desestruturado quanto ela, taciturno e solitário, e que é capaz, acima de tudo, de não julgar, simplesmente ouvir. Aos poucos, um sentimento singelo e inefável ganha forma, surgindo uma história delicada de autoconhecimento, arrependimento, culpa e superação que poderá mudar a vida desses adolescentes se assim escolherem.

     Não sei se vocês já sabem, mas nos últimos meses eu dei uma de capista e diagramadora e fico diagramando os livros que escrevo e criando as capas. Antes, quando eu escrevia música, antes mesmo de começar a escrever livros, todas as ideias que eu tinha eu pautava em estrofes, em canções. Depois, toda ideia virava um livro. Agora, as ideias viram capas. É sério. Domingo retrasado eu estava tentando fazer a décima capa de Flor de Cerejeira – porque esse é o livro que mais fiz capas visto que ainda não consegui me satisfazer completamente – e acabei fazendo outra capa totalmente diferente porque estava com uma ideia de um livro medieval para fazer. A capa é essa.



Tive a ideia para fazer um conto meio que mitológico de fantasia. Fui fazer a capa de uma obra que já escrevi e acabei perdendo o foco e fazendo essa. O título do livro é esse mesmo, é um pouco complicado de entender ou ler, mas é porque é escrito dessa forma mesmo, está em Gaélico Escocês. Quando for feita a leitura todos vão entender o porquê. Ainda não está pronto, mas a capa já ahahaha - Postado no Facebook.

     Não sei se vocês já perceberam, mas eu faço mais capas com coisas na frente do que com pessoas, acho que quando coloca a cara de alguém delimita muito a imaginação. De qualquer maneira, dessa vez abri uma exceção, mas andei não sei o que fazer. Recebi dicas muito cools sobre a escolha que deveria fazer por parte da Ingrid, mas ainda quero mais opiniões porque até ela ficou indecisa entre as duas.

Enfim... voltando a falar sobre o livro. Nem sempre escrevo sobre algo que gosto, crio personagens que não me identifico, tudo em nome da estória. Tipo, eu nunca assisti dorama, e não era muito familiarizada com os mangás e só assisti Naruto quando era pequena, no entanto, comecei a estudar um pouco dessa cultura para aprimorar no livro. Eu comecei a escrever a estória sem pretensão, somente porque queria falar: minha flor de cerejeira! Uma frase que acho fofa. Eu também fiquei me perguntado como seria a vida de alguém que é ligada diretamente a alguém que pela sociedade e pela lei era considerado um criminoso e, por isso, comecei a refletir nessas coisas e as palavras começaram a dançar na minha mente e invadiram o Word. O livro surgiu na mente. Mas eu sinceramente não sabia qual nome dar a ela até que decidi pela frase que acho mais fofa ever. Eu AMO a Cerejeira, acho que a única árvore que se equipara é o Ipê, cultivado no sul do país.    


 A diagramação ficou assim em 14X21:
É só clicar na foto que vai abrir maior do que no post!





    Provavelmente eu vou publicar o livro na Amazon no fim de maio. Eu recebi algumas propostas para publicar por uma editora outro romance que eu fiz, Adeus, então..., mas a questão é que eu sou bem complicada e gosto de ter domínio sobre o que eu faço; acima de tudo, eu gosto de diagramar e também encontrei outros fatores que me fizeram voltar atrás - mas isso não quer dizer que eu não submeti o livro a algumas editoras e que eu posso ou não publicar esse livro por uma editora. Na verdade eu já recebi uma proposta de uma editora nova que um monte de gente já conhece e ama. Eu só decidi criar um público primeiro antes de submeter a editoras maiores.  

    Enfim, dessa vez fiquei com preguiça de fazer um formulário como nas outras vezes, mas quem quiser já conferir o livro deixe o e-mail nos comentários para eu estar enviando!!

P.S.¹: Gentee, eu sou tão anormal que às vezes, quando vou ler o livro novamente, por exemplo, hoje, que fui ler a sinopse de Flor de Cerejeira, olhei para mim mesma e pensei: Nossa, eu escrevi isso mesmo?! Tá tão meloso ahahaha. Eu meio que não acredito em mim mesmas às vezes quando escrevo algo bem romântico. No geral eu sou um pouco mais fria e séria.

P.S²: Talvez eu altere um pouco da sinopse, não sei se está boa de verdade.

É isso por hoje, people...
Beijin...

31 comentários:

  1. Oi, Alana!
    A primeira capa pra Flor de Cerejeira está linda e é minha preferida *-*
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. meninaaa as duas capa de flor de cerejeira ficaram incríveis mas, a primeira ganhou meu coração! leria o livro só pela capa!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Alana.
    Acho as suas capas todas lindas hehe. Essa duas de Flor de Cerejeira estão lindas mas como sou menos fã de capas com pessoas prefiro a primeira. O outro gostei bastante da capa também e já quero ler hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi
    eu gostei das capas e fico feliz de já ter tido a honra de ler flor de cerejeira, acho que dessas duas capas a primeira combina mais, espero que consiga terminar mais livros e que a publicação de flor de cerejeira seja um sucesso.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. A primeira capa para Flor de cerejeira ganhou totalmente o meu coração e eu já fiquei curiosa sobre a história. Bom, te desejo muito sucesso em sua trajetória e espero mesmo poder ler seu livro. Adorei a sinopse também.
    Sucesso!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  6. A primeira capa de Flor de cerejeira está bem mais bonita e instigante. Curti ver as fotos da diagramação textual.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Alana
    Você tem muito talento e gostei muito mais da primeira capa de Flor de Cerejeira.
    Sei bem como é essa preguicinha de resenhas livros. Acontece até com os melhores blogueiros kkkkk
    Desejo muita sorte nesses projeto e nem preciso dizer que quero ler sim!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  8. Oi, flor.

    Você tem um talento nato para fazer capas rsssssss Amei as duas capas de Flor de Cerejeira, mas a primeira é maravilhosa. Eu também fico super com preguiça de resenhar livros e com isso procuro fazer posts diferentes. Desejo tudo de bom pra ti nessa sua jornada. Sucesso!

    Beijos,
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei mais da primeira capa, ficou mais bonita e mais bem trabalhada visualmente. A produção de um livro é algo muito trabalhoso mesmo, isso já começa quando estamos escrevendo. No meu primeiro livro (publicado pela Autografia também) eu não tinha ideia de nada que não fosse "só escrever o livro". Mandei basicamente o texto no word para a editora, mas com meus outros livros eu já comecei a ficar assim como você, faço a diagramação (não tão bem quanto um profissional, mas fica bonita kkk) e fico pensando nas capas. Minha maior dificuldade atual é conseguir um título que se encaixe bem no livro que estou terminando.

    ResponderExcluir
  10. OI!!

    Parabéns Alana. Eu já tive o prazer de ler sua obra (e lerei os outros dois e-books que me enviou) e fiquei mais feliz que esse tem uma temática diferente da sua usual. A primeira capa está linda e a sinopse bem atrativa, te desejo sorte que encontre uma editora a altura e que venda muitos livros na amazon e creio que vai conseguir. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?
    Eu adorei a premissa do seu livro! Sem falar que as duas capas estão incríveis, eu particularmente gostei das duas, mas eu gosto de capas sem rostos, então a primeira chamou mais a minha atenção.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Alana, li tudinho, e adorei que vc dividiu isso tudo com a gente. E sim, você é anormal! hahahahaha
    Como assim vc escreve vários livros ao mesmo tempo? Como assim vc escreveu um livro em três dias, como assim você escreveu um livro em um único dia? Normal você não é não! hahahahaha
    Adorei as capas dos seus livros. Quanto a capa de Flor de Cerejeira, gostei mais da que não tem a modelo. Concordo com você quando você diz que isso delimita a imaginação.
    A diagramação também está ótima e a sinopse está muito legal. Eu fiquei com vontade de ler, mas nem li Efeito Dominó ainda, então não tenho cara de pau de pedir pra ler esse, tenho vergonha! hahahahahahahaha
    Sucesso nos projetos, viu?

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  13. Nossa, você sou eu quando escrevo algo meloso (coisa rara mesmo), haha.
    Você escreve muito!! Você tem tempo pra fazer outras coisas? E como?
    Mas adorei que você divide com os leitores, é uma forma de interação bem legal. Continue fazendo isso!
    Eu até pediria pra ler, já que fiquei curiosa, mas nossa, tô com tão pouco tempo, pois tô abrindo uma empresa. Mas saiba que torço por você!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Temos algo em comum, eu também gosto de ler, às vezes, um romance água com açúcar.
    Não sabia que você escrevia livros. Que legal! Espero que alcance o que deseja.
    As capas que você criou ficaram lindassss! Dá para investir em duas carreiras haha

    ResponderExcluir
  15. Oii!!

    Gosto de saber um pouco mais do processo de escrita dos autores e espero de coração que consiga terminar toooodas as obras e eu amei as capas. Sério. Flor de cerejeira parece ser ótimo e a primeira capa está linda!

    Sucesso sempre!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Alanaaaaaa, parabéns por ter concluído seu livro! Isso não é tarefa fácil. Enfim, espero que você conclua também os seus muitos outros livros que já foram iniciados, e que em breve você consiga publicar em uma editora de qualidade. Quem sabe da qui a alguns anos você não vira uma autora de sucesso aqui no Brasil? Tudo é possível.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  17. Alanaaaaaa, parabéns por ter concluído seu livro! Isso não é tarefa fácil. Enfim, espero que você conclua também os seus muitos outros livros que já foram iniciados, e que em breve você consiga publicar em uma editora de qualidade. Quem sabe da qui a alguns anos você não vira uma autora de sucesso aqui no Brasil? Tudo é possível.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Alana! Tudo bem? Nossa, que post grande! rsrs Eu também adoro fazer capas. Faço umas até para coisas que nem escrevi ainda rs A primeira de Flor de Cerejeira é minha favorita! <3 E a diagramação ficou sensacional! Adorei! *---*

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oba, mais livros pela frente!!! Adorei a sua escrita e estou ansiosa para ler outros livros de sua autoria. Sobre a capa, eu amei muito muito mesmo a primeira. É tão sentimental, passa várias coisas através da imagem. Não curto muito cultura asiática, mas fiquei curiosa sobre a relação dos protagonistas. Sou apaixonada por flor de cerejeira também hahha <3

    Beijos !

    https://arcoirisduplo.wordpress.com

    ResponderExcluir
  20. Oi ! Nossa adorei a primeira e a segunda capa ! Se você lançar a versão impressa com certeza vou comprar para resenhar... haha
    Um beijo ;*
    Quele Lorrane ♥ | Girls Sweet
    ( Coloquei seu nome em autores parceiros, logo irei fazer a resenha)

    ResponderExcluir
  21. Oiee ^^
    Gente, quantos livros você está escrevendo! Que incrível! Comigo é o contrário.. O povo reclama que eu enrolo demais para finalizar a história e começam a me odiar por conta disso...haha' Adorei as capas, principalmente a primeira de "Flor de cerejeira". Achei que a sinopse ficou ótima, e me deixou curiosíssima para ler!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  22. Oi Alana, tudo bem?
    Eu ando desse jeito, morta de preguiça de escrever resenhas rsrrs.
    Não ligo pra clichê, quando bem trabalhado até gosto. Amo chick-lit, adoro dar boas risadas, e evito a todo custo histórias tristes, densas e pesadas,não é pra mim.
    A primeira imagem da capa flor de cerejeira é linda.
    Parabéns pelo talento, força na peruca e muita criatividade pra terminar os iniciados.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Menina, parabéns por conseguir escrever tantos livros. Eu estou parada no meu há um tempão. Eu achei bem bacana Flor de Cerejeira com a premissa bem bacana e as capas são LINDAS. Aguardando mais informações em. <3

    beijo!

    ResponderExcluir
  24. Realmente a sinopse do livro está maravilhosa e a primeira capa está lindíssima. Confesso que nem sempre gosto de coisas que leio mas eu fiquei feliz em ler o que você escreveu porque é o estilo de leitura que aprecio e você deve apostar mesmo nesta publicação e olha que você escreve horrores! Tem que ter mil ideias para escrever tanto assim. A diagramação também está linda! Parabéns!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Nossa, já está na decima primeira capa? Hahahaha, isso que é indecisão hahahahah
    Adorei a primeira foto que postou da capa, ficou bem simples e condizente com a sinopse, e a diagramação também está linda.
    Deve ser muito bom poder fazer as próprias capas, pois sempre sairá do jeito que está pensando na história, e ainda economiza uma grana rsrsrs
    Espero que publique logo seu livro ;)

    ResponderExcluir
  26. Oi Alana, tudo bem?
    Que legal saber que você é escritora e ama fazer isso. Quando eu era mais nova esse era meu maior sonho, até cheguei a escrever um romance adolescente intitulado O Homem Perfeito (hahaha) mas acabei perdendo tudo. De qualquer maneira não era lá essas coisas. Quando penso em escrever de novo hoje, apesar de ter muitas ideias na cabeça infelizmente não sou como você: não consigo transmití-las para o Word ou para o papel. Sou uma pessoa muito perfeccionista, escrevo algo e acho que está bom, mas depois que vou ler de novo acabo apagando tudo e desistindo.
    Adorei a primeira capa de Flor de Cerejeira, é muito linda! Interessante saber que você pesquisou bastante para escrever alguns livros, normalmente as pessoas confiam apenas na imaginação mesmo. Espero que consiga sucesso nos seus livros e quem sabe um dia ter Flor de Cerejeira em mãos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Olá Alana, tudo bem?
    OLha, precisamos conversar, tem um monte de coisas que eu gostaria de te perguntar sobre essa questão de diagramação e capas. :)

    Adorei saber que você é escritora, pois eu sou aspirante a uma. tenho sonho de publicar um livro e até escrevo uma história. Lendo sua matéria até me motivei mais e mais.

    Fiquei impressionada com a quantidade e com a rapidez com a qual você escreve livros. Parabéns!
    Bem, me interessei muito pelo seu livro, de verdade. E as capas para "Flor de Cerejeira" estão incríveis. Super lindas, mas fico com a primeira.

    Bem, vou deixar meu email pessoal em baixo para você entrar em contato.

    Parabéns pelo trabalho
    Ingrid Cristina
    plataformatresquartos.blogspot.com.br

    cristinaingrid18@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Olá

    Adorei a segunda capa. Fiquei bem curiosa quanto essa parte de diagramação e acho muito aceitável você querer ter domínio sobre suas estórias e mulher como você escreve rápido kkkk Enfim, se lançar pela Amazon mesmo não esquece avisar para podermos conferir.

    Everton Equipe Rillismo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Eu gosto muito de romances, mas gosto dos dramáticos e por isso fiquei animada com esse seu livro! Bom, eu fiquei surpresa ao ver como você escreve rápido, sério, um dia para escrever um infanto juvenil? Eu não consigo nem em um ano kkkkk Mas quem tem o dom para a escrita é outra coisa, né? Enfim, gostei bastante da diagramação do seu livro e as duas capas estão lindas, eu gostei bastante da menina da segunda, mas a primeira tem as flores de cerejeira e por isso prefiro ela kkkk

    Beijos e sucesso :*

    ResponderExcluir
  30. Olá, uau você tem muito talento com as capas, adorei as duas, mas confesso que a primeira ganhou meu coração! outra coisa que devo falar é a diagramação, só ali de começo percebi que está linda, continua assim! Muito sucesso no seu livro, já fiquei bem curiosa com ele!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  31. Oi,

    Amei a postagem, os livros e mais ainda o blog!

    Abraços...

    blogmichaelvasconcelos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Copyright © Books and Stuff , Blogger