fevereiro 17, 2016

Resenha: As Crônicas de Spiderwick | Pedra da Visão - Holly Black


Fadas, duendes, gnomos e seres fantásticos podem estar do seu lado agora mesmo, então fique alerta! Há muito mais nesse mundo do que os olhos podem ver. Para divulgar essa informação, os irmãos Grace pediram que Holly Black e Tony DiTerlizzi transformassem a sua história em uma série de cinco livros. No livro anterior, as crianças começavam a se dar conta do verdadeiro potencial do Guia de Campo, de Arthur Spiderwick. A adaptação deles ao novo estilo de vida na velha casa também estava bem no início. Os acontecimentos estranhos pareciam ter cessado. As coisas andavam calmas até que Simon sai à procura de sua gata e é sequestrado por goblins invisíveis. Jared é testemunha do que acontece com seu irmão, mas ainda não sabe direito como agir. Para salvar o menino e ajudar os irmãos Grace, só mesmo a pedra da Visão, que permite enxergar todos os seres fantásticos. Agora, o que segue é uma inesquecível aventura. Jared e Mallory precisam salvar o irmão e ao mesmo tempo driblar todos os tipos de criaturas amedrontadoras. Eles também acabam fazendo estranhas alianças e conhecendo surpreendentes formas de vida.
   Eu não lembro nadica de nada do primeiro livro Guia de Campo. Fiz a leitura no ano passado quando estava bem doente e acho que isso pode ter me feito esquecer ou porque tem muito tempo que fiz a leitura. Então achei um pouco complicado mencionar um pouco da estória do livro anterior aqui se não estava com um background completo. Eu sei o que acontece, mas não lembro de cada ponto e como terminou o primeiro para entender o porque do segundo começar da forma que começa. Mas fazendo essa mini-resenha eu lembrei de algumas coisas.
    Do filme eu me lembro muito porque assisti pelo menos umas quinze vezes, eu era super viciada e amava a trama. Além que eu era fissurada no Freddie Highmore devido Artur e os Minimoys - e ele foi um dos motivos para eu começar assistir Bates Motel #melhorserie. Por isso que digo isso, que não lembro bem, não quero confundir com o que eu sei que acontece no filme e com o que se passa no livro, que é bem parecido e fiel.

    Confesso que tive um choque ao início da leitura pela forma que a Holly escreve, talvez porque é um livro infantil e não tem todo o teor mais descritivo e dramático de cenas de ação e descobertas, que achei diferente. Mas me acostumei rapidinho, empurrei para longe essa implicância e li como uma criança.
Viva nós, viva nosso povo! Agarre um gato, agarre um cachorro. Deixe-o gostoso, deixe-o gordo. E o cozinhe, e cozinhe de novo. Viva nós, viva nosso povo!
    Achei interessante que, pelo que posso perceber, o filme foi adaptado em todos os livros. Porque esse só trata da pedra da visão e da busca de Simon pelo seu gato e tudo que se desencadeia por causa disso. Goblins invisíveis vão atacá-lo e Jared deverá salvar o irmão.
    O livro é bem ágil, li em poucos minutos, as ilustrações são fantásticas e eu não posso deixar de comparar ao filme. Por exemplo, os goblins, são muito iguais.
 

     Confesso que senti muita nostalgia da minha infância, gostei de ver o lado da pedra da visão mais bem trabalhado do que no filme, algumas cenas que não vi antes e pude fazer algumas pontes e entender melhor todo esse mundo diferente de ninfas, goblins e coisas estranhas. Seres novos e novas perspectivas de poderes. Eu mal posso esperar para ver o Mulgarath.
Por um instante eu achei que esse troll era o vilão Mulgarath. Uma coisa legal foi que no filme eles não trabalharam os trolls como no livro. E essa figura horrenda tem uma parte importante nesse livro.

    Uma coisa que me chama muito a atenção e que eu gosto e é presente tanto no livro quanto no filme são as rimas de Tibério. Ele sempre fala por enigmas e rima tudo que fala.
    Apesar de ser um livro para crianças eu recomendo para todas as idades, você pode se espantar e se deliciar com esse mundo criado pela Holly e esses bichos estranhos e essa estória cool. Eu particularmente amo!! Vou tentar terminar todos os outros volumes ainda esse ano, só faltam três.
    Eu decidi não trazer um resumo do livro como é corriqueiro nas resenhas pelo simples fato de As Crônicas de Spiderwick ser conhecido e algumas pessoas já assistiram ao filme, então meio que seria redundante, e como o livro é pequeno não quero soltar spoilers.
Nota: 4/5 - Nostalgia Pura
Essa foi uma leitura para o desafio literário 2016
Beijin...  

7 comentários:

  1. Oi, Alan!
    Realmente Bates Motel melhor série <3 VOLTA LOGO!
    Eu assisti ao filme milhões de anos atrás e uma vez só. Por isso, não lembro direito da história.
    Não creio se leria por hoje. Quem sabe, um dia...
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alana! Tudo bem? Eu já disse aqui que AMO histórias de fantasia infantis? Não? Pois digo agora: EU SIMPLESMENTE AMO HISTÓRIAS ASSIM! <3<3<3 Fiquei fascinado por As Crônicas de Spiderwick e sua resenha só me fez querer pegar o livro para ler o mais rápido possível! *----*

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que lindo
    Me lembrei muito de Harry Potter rssr'
    Eu particularmente amo esse tipo de historia e realmente não conhecia.
    Amei sua resenha e com certeza este entrara para minha lista.

    morenagraviola.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Alana!
    Menina, eu não sabia da existência dessa série :o Vem cá, vamos nos abraçar porque eu também amo o Freddie <3 Gostei da sua resenha e esse seria um livro que com certeza eu leria, pela nostalgia, claro. Amo fantasias infantis.
    Beijos!
    apenasumaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ah meu deus, que nostalgia mesmo! Nunca li o livro, mas já vi o filme e quanto a Bates Motel... MEU DEUS, É A MELHOOOOR hahhahaha
    Adorei a resenha!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Alana! Sabe que eu adorava também o filme? Assisti várias vezes e adoro o ator. Também assisti Bates Motel por causa dele, mas acabei abandonando na segunda temporada (eu acho). Preciso voltar a ver mas são tantas séries que desanimo iuHAHUAHUAI
    Enfim, eu morro de vontade de ler essa série mas sempre encontro dificuldades para comprar os livros. $$$
    Uma pena que a leitura do primeiro volume tenha ficado tão ~perdida na sua cabeça; Quem sabe você não releia em breve;Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  7. oi, oi.

    nossa, que bacana! eu assisti o filme mas não sabia que era baseado em livros até eu conhecer os blogs literários! mas também não sabia que ele tinha ilustrações, que fofo! eu gostei bastante do filme mas não lembro muito sobre ele...

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir

Copyright © Books and Stuff , Blogger