setembro 03, 2018

Wrap up: Agosto


Hey, there folks... tudo numa nice?!
Então, esse mês de agosto foi muito cheio. Como era o fim do meu período precisei estudar bastante paras provas finais, precisei parar de escrever algumas coisas :( e desenvolver os relatórios finais de monitoria e do estágio de português, além de outros tantos trabalhos. Foi bem cansativo, mas thank God passou rápido e agora posso me concentrar em escrever livremente, ler o quanto puder e colocar algumas séries que estão atrasadas em dia.
      Bem, folks, a maioria dos livros que no mês passado foi infantil e no geral audiobooks – que é o meu novo vício. Eu adoro.

Oriana é uma fada boa. E como toda fada, boa ou má, tem suas obrigações. Ela cuida da floresta e de seus moradores. Vive um rotina solitária, pois Oriana é invisível aos olhos das pessoas. Com tantos afazeres. ela mal tem tempo para si. Um dia, quando olha seu reflexo na água, surpreende-se com sua beleza. Incentivada pelo peixa maldoso, passa a enfeitar-se e a admirar-se por horas a fio, perdendo-se em sua vaidade. Se Oriana fica cada vez mais bela, a floresta torna-se cada vez mais feia. Como punição, perde seus bens mais preciosos - a varinha de condão e as asinhas - e tem de lidar com as dificuldades da vida sem qualquer mágica. A Fada Oriana é uma história de conscientização para os prejuízos dos nossos impulsos egoístas - sejamos humanos ou fadas - que afetam a coletividade.

Esse livro é uma fantasia infantil que gostei bem muito porque remete a estórias de fadas que eu assistia e ouvia quando era criança, e apesar da lição de moral que é corriqueira nesse gênero (sobretudo porque é uma obra antiga do final dos anos 50), gostei da propriedade da autora em sua estória. A obra é escrita em português de Portugal e em alguns momentos eu pensei: preciso verificar o que significa isso. Mas de todo foi uma estória legal e divertida, e própria para crianças.

 
   Li dois clássicos de Shakespeare na versão da Girassol e gostei, apesar de ter achado fraco. Para crianças que está aprendendo agora e quer ser inserida nesse contexto maravilhoso do patrão dos escritores de peças teatrais é uma boa perdida, além de que a estória é narrada e regada de muitas imagens legais. Mas eu vou ler o original, porque desconfio de algumas coisinhas dos finais das estórias. Foi fofo e feliz demais. Shakespeare não é assim...


     Eu li esse pequeno conto que estava grátis na Amazon e fiquei assustada com o quanto não gostei. Não tem muito o que falar sobre ele, achei meio esquisito e perdido. Fiquei agoniada de um modo muito ruim com uma cena em particular. A estória pareceu confusa e sem propósito. Não curti muito.
     Aproveitei também para conferir essa pequena obra do autor Flávio, que estava grátis na Amazon. Gostei bem muito e achei interessante como ele consegue completamente incorporar esse mundo infantil e trazer para as linhas dos seus poemas. As imagens também são interessantes e ajudam o leitor mirim a apreciar mais. Só não curti muito a capa, de resto as ilustrações e textos estão muito bons.
  

Jorge é um menino que quando fica em casa tem a companhia pouco agradável de sua avó ranzinza e mandona. Um dia, ele resolve que o melhor a fazer é criar uma poção mágica especial que transforme a mal-educada vovó em uma pessoa mais feliz. Mas o "remédio maravilhoso de Jorge", uma reunião de tudo que ele vai encontrando pela casa, provoca reações muito estranhas.


Num vale havia três fazendas, que pertenciam a três fazendeiros mesquinhos: Bosque, Bunco e Bino. Numa colina, acima do vale, morava Senhor Raposo, Dona Raposa e suas quatro Raposinhas. Todos os dias o Senhor Raposo perguntava para a Dona Raposa: - Então, querida, o que vamos comer esta noite? Uma galinha bem gorda do Boque? Uma pato ou um ganso do Bunco? Ou, quem sabe, um belo peru do Bino? Esta é a história de como o Senhor Raposo enfrentou as pás, os tratores e as espingardas dos três fazendeiros para continuar alimentando sua família.

     Depois que entrei no mundo do Roald Dahl com Fantastic Mr. Fox e não saí mais. Acho que já estou lendo o quarto livro dele em duas semanas. Eu gostei de George’s Marvelous Medicine e Fantastic Mr. Fox. Achei The Twits muito esquisito e diferente, nem para crianças eu recomendarei, achei meio maldoso. Mas sei lá, talvez esse tenha sido o objetivo do autor e eu não tenha cumprido esse papel na leitura. O que gostaria de salientar é que os audiobooks dos livros do Dahl são primorosos e muito bons. Há uma característica diferente que representa muito bem as vozes das personagens. Bota no chinelo um monte de outros audiobooks que já ouvi. Altamente recomendo!

   Esse é um livro singular e relacionado a psicologia e que foi apenas lido porque preciso estudar para escrever minhas estórias. :) Mas eu gostei e achei válida a leitura porque pude ter uma visão de como crianças com TDAH eram vistas no século dezenove. É um retrato interessante apesar de curto, feito por um pediatra.

     Em agosto eu também comecei outras leituras, mas por motivos explicitados acima, como o tempo escasso e as exigências da universidade, não tive tempo de concluir algumas leituras iniciadas em agosto. São elas:
 

Estou lendo as duas e gostando muito.
São fantasias completamente diferentes e instigantes.
E aí, folks? Já leram algum desses livros?
XO XO

7 comentários:

  1. Oiii Alana

    Tb tenho O Espelho Secreto pendente na estante pra ler, espero que vc goste da história. Esse da Mariana nem conhecia, vou aguardar a resenha pra saber que tal está.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Alana!
    O espelho secreto está na minha lista, parece ser interessante!
    Fiquei curiosa Henry Walker, vou aguardar sua opinião!
    Ps: estou querendo começae a ouvir audiobooks tbm!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Alana.
    Eu já li algumas versões de Sonho de uma noite de verão e gostei de todas hehe. É meu segundo favorito dele. Dos outros que você leu eu não conhecia nenhum. Esse mês até que rendeu para mim, mas eu esperava ter lido mais porque a primeira metade do mês foi ótima, mas a segunda mais dormi do que li.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi Alana
    dos livros citados só li Sonhos de uma noite de verão, e me divido entre gostar e não gostar, dependendo do dia minha opinião sobre a obra muda, hahhaha

    Att.,
    Eduarda Henker
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  5. Oi, Alana!
    Nossa, estudar mata a gente, né? haha No meu último ano da faculdade, não consegui ler muita coisa também... Dos que você citou, ainda não li nenhum, shame on me. Mas tenho curiosidade com O Espelho Secreto, espero que seja uma boa leitura pra você.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  6. Oi Alana, tudo bem?

    Só de lembrar da época dos estudos, provas finais bate um arrepio rsrs.
    Dos livros que você leu ou começou a ler, eu li O Espelho Secreto e gostei muito da ambientação da história. Esse Henry Walker parece ser legal, vou aguardar sua resenha.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir

Copyright © Books and Stuff , Blogger