fevereiro 17, 2018

Resenha: O Teste - Joelle Charbonneau

O Teste | Autor: Joelle Charbonneau | Ano: 2014
Páginas: 320 | Editora: Única | Lido em: Fevereiro de 2018
No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?
       Decidi ler esse livro porque considero que estou numa vibe de distopia e ficção científica então fui dar uma checada. Minha amiga sempre teceu muitos comentários muito bons sobre a obra e por pura curiosidade decidi conferi-la. Infelizmente não curti. A obra da autora não funcionou comigo.
                Não farei um resumo da estória, pois a sinopse já sumariza tudo que acontece na estória. Por isso vamos direto para os meus comentários.
Talvez seja a primeira regra que eu vá aprender como adulta: que nem sempre você pode conseguir o que quer.
                Então, relevando os precedentes clichês e batidos de uma distopia como a Cia ser a escolhida para O Teste quando muitos não conseguiram, segui firme com a leitura, mas infelizmente nada me conquistou na obra. Li muita gente dizendo como ela forte e tal, mas não consegui enxergar nada demais na Cia, na verdade achei ela bem apática, fraca e facilmente manipulável, vide a facilidade que ela fazia amizade com pessoas estranhas e confiava nelas. Além disso a Cia é extremamente "sortuda". Em todo momento que o caldo engrossa na estória de repente ela lembra que foi ensinada a fazer isso ou aquilo e tem certas habilidades que a deixam a frente dos outros - e essas "vivências" anteriores não ajudam a estória porque soa como se tudo fosse muito fácil para Malencia. A protagonista não é cativante e nem expressiva. Nada novo sob o sol.
Tomas sabe que esta não é hora ou lugar para draminha sentimentais. Sobrevivência - passar no Teste - tem de vir primeiro.
                Algo que me deixou muito incomodada na leitura foi o problema grave de revisão. Gravíssimo. A pontuação e outras coisas deixaram bastante a desejar. Em alguns momentos a pontuação que demarca as falas não eram separadas e havia muito erro de revisão bobo que deixou o texto uma bagunça, e para mim foi complicado de ler porque precisava ficar acertando esses trens na minha cabeça. A escrita da autora também não é boa. Ela peca pela falta de profundidade, de modo que as situações que deveriam ser nervosas ou bem dramáticas na verdade não tem a intensidade que deveriam.
                Outra coisa que me incomodou bastante foi o romance e a maneira como ele foi conduzido. Muito flop. O romance é tão sem sal, mecânico e desinteressante que eu queria um triângulo amoroso - sério, gente. E eu odeio triângulo amoroso. Senti que o romance estava ali apenas para ter um romance porque começa bem sem jeito e sem graça e continua sem emoção alguma. Em momento algum consegui acreditar nos sentimentos do casal que se forma.
        Não sou a favor de comparações com outras obras por que acredito que cada livro tem seu mérito e suas qualidades, mas a proposta na contra capa do livro salienta que O Teste é uma mistura de Jogos Vorazes com Divergente, mas com uma pitada a mais de tensão. Mas o livro na verdade é uma combinação bem mal feita e sem graça disso. Monótona e repetitiva.
                Falta profundidade na estória. Então muitas cenas deixam a desejar e no geral não enternecem o leitor. As descrições dos cenários são muito fracas e há momentos que nem isso tem ainda quando a protagonista se desloca para outras áreas e tals.
As coisas nem sempre acontecem como a gente espera. Você só precisa se recompor e encontrar uma nova direção a seguir.
                Além desses problemas, me incomodei com a narração e como a protagonista não passava pela maioria dos sofrimentos que os outros passavam. Acho que fica muito óbvio que tecnicamente nada de muito ruim acontecerá com a protagonista exatamente porque a estória é narrada em primeira pessoa, mas acho que soltar algumas emoções e conflitos mais catastróficos e excitantes prenderia melhor o leitor. Senti que faltou algo desse calibre na estória.

                Em vários momentos da leitura eu pensava: vai engatar, vai engatar, mas não engatou. A estória tentava chegar a algum lugar e propor algo, mas nunca acontecia nada muito grande ou interessante. A leitura não foi prazerosa para mim e deixou bastante a desejar, então se você já leu muitas distopias não vai encontrar nada de novo ou inovador nessa. O Teste é uma distopia mais do mesmo.
NOTA: 2/5
Bem, por hoje é só, folks...
XO XO

6 comentários:

  1. Oi
    já vi muitos falarem bem do livro, tenho vontade de ler só que não é prioridade, mas pena que não curtiu e que teve várias coisas que te incomodou.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alana!
    Pena que você não curtiu o livro. Eu amei toda a trilogia hahahaha
    Realmente ele tem vários problemas de revisão...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da Folia Literária 2018: cinco kits, cinco sortudos.

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh! Sério que não é legal? Que pena =(
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderExcluir
  4. Oi, Alana. Eu não gosto de distopia, mas sempre vi muitas críticas boas a essa obra. É uma pena que não tenha gostado, mas eu também tenho sérios problemas com revisões, me dá até agonia quando algo está errado.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Alana.
    Que pena que não curtiu. Eu tenho interesse em ler, mas não sei quando lerei hehe. E agora só de ler sobre os erros de revisão já perdi um pouco a vontade. E olha que nem ligo muito para isso mas quando é muito a gente até perde o rumo da história.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Alana,

    Poxa que pena que a história não virou para você.
    Distopia é um gênero que eu gosto bastante, sempre tive curiosidade com essa história. Ainda tenho interesse em conferir.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Copyright © Books and Stuff , Blogger