janeiro 28, 2018

Resenha: Então conheci minha Irmã - Christine Hurley Deriso

Então, Conheci Minha Irmã | Christine Hurley Deriso | Ano: 2014
Páginas: 240 | Editora: Gutenberg | Lido em: Dezembro de 2017
Summer Stetson não conheceu sua irmã. Sua mãe engravidou dela assim que Shannon morreu, aos 17 anos, em um terrível acidente de carro, que se chocou com uma árvore. Ao longo de sua vida, Summer acostumou-se a assistir seus pais repetirem o quanto a irmã era perfeita, amada e boa filha, e por isso sempre acreditou que fosse uma decepção para eles. Ao fazer 17 anos, recebe da tia de presente o diário que Shannon escrevia até o dia de sua morte. Ao ler aquelas páginas para saber mais sobre a irmã, acaba descobrindo alguns segredos, e a cada revelação, sobre a família e sobre si mesma, entende que a verdade pode ser, por vezes, dolorosa, mas nunca deixará de ser libertadora.
É assustador demais nascer com uma função.
Por dezessete anos Summer viveu a sombra de sua irmã perfeita, tendo que conviver com a ideia de ser uma decepção para seus pais. Com um humor ácido e irreverência, Summer galgava passos diferentes da irmã, que morreu em um acidente, de modo que pudesse enxergar a si mesma. Quando faz dezessete anos, recebe um presente um tanto curioso de sua tia. Um presente que pode mudar completamente a percepção que tem de sua família e tudo a sua volta.
      Esse foi o livro que me fez gostar de ler YA novamente.  Fiz a leitura do final para o início do ano e posso dizer que fiquei extremamente satisfeita. No último ano tive certa dificuldade para ler YAs porque os enxergava bem distante de mim e da minha mente muito exigente e “madura”. Acho que talvez eu só precisasse ler o certo.

      Já havia visto esse livro antes, mas nunca havia lido. Acho que porque não esperava muita coisa dele antes e estava concentrada em outros tipos de leitura. Talvez essa seja a melhor forma de ler livros. Não esperar muito para se surpreender. O livro é bem curtinho, rápido de ler e envolvente. Tudo nele tem a medida certa. O romance, amizade, o drama e até as páginas do diário apresentadas.
A irmã dela. Estranho, sempre pensei em Shannon como a minha irmã (a história da minha vida), mas jamais pensei em mim como a irmã dela.
     O livro traz temas reflexivos importantes apesar de não os aprofundar tanto quanto poderia, mas de qualquer forma é uma leitura prazerosa e envolvente. A narração de Summer é envolvente e ela é uma protagonista acre, divertida e que precisa de ajuda para lidar com sua própria insegurança e com seus dilemas. Viver com a perspectiva de ter nascido apenas porque sua irmã mais velha morreu é pesado e talvez sufocante.
Às vezes, no diário, ela é tão incrível, sabe? Engraçada, real e perceptiva. Outras vezes, porém, ela é essa garotinha apaixonada sem juízo e ridícula, o tipo de garota para quem reviro os olhos na escola. E se a tola acabou ganhando no fim?
    Algo que achei interessante sobre esse livro é observar como a conversa entre pais e filhos é importante e deve sempre existir. Essa falta na relação entre Summer e seus pais que causa a maioria dos conflitos.

      Então conheci minha irmã é um livro leve, que prende o leitor entre suas páginas para acompanhar os dilemas de Summer em relação ao diário e sua irmã. Não é o melhor do seu gênero, mas foi suficiente para mim porque li no momento certo. Um livro que me conquistou. O livro é sobretudo uma história de família que comete erros e acertos, mas que procura no fim a coisa certa a se fazer.
Bem, folks... por hoje é só.
XO XO

4 comentários:

  1. Oi, Alana!
    Eu até tinha esse livro, mas acabei passando pra frente. Eu pensei que a história seria um pouco mais pesada por causa de alguns temas...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro livros que trazem temas pesados e esse nem é pesado, Helena. Mas adorei bem muito. É simples e singelo.

      Excluir
  2. Oi, Alana.
    Nunca ouvi falar desse livro mas com certeza quero ler. Amo livros desse gênero e estou com muita vontade de conhecer obras que não são tão conhecidas pela maioria. Espero gostar.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sou perita em ler livros que quase ninguém conhece, Mika. AHAHAHA.

      Excluir

Copyright © Books and Stuff , Blogger