maio 24, 2016

Resenha: Graffiti Moon - Cath Crowley

  Helloo, people...
Eu confesso que tenho um fraco evidente por capas, não consigo evitar mesmo quando preciso. E eu amei essa capa de Graffiti Moon, unido a sinopse – atraente à mim – fiquei instigada a fazer a leitura. Quando peguei esse livro estava de ressaca literária e esse livro foi uma mão na roda para fazer deslanchas outras leituras.
   Anyway, agora vamos ao que interessa.
Título: Graffiti Moon | Autor: Cath Crowley | Ano: 2014
Páginas: 240 | Editora: Valentina | Lido em: Maio de 2015
Uma aventura emocionante e perigosa como um grafite clandestino. Uma noite de arte e poesia, humor e autodescoberta, expectativa e risco e, quem sabe, amor verdadeiro. Um artista, uma sonhadora, uma noite, um significado. O que mais importa?O ano letivo acabou, aliás, o último ano do ensino médio. Lucy planejou a maneira perfeita de comemorar: essa noite, finalmente, ela encontrará o Sombra, o genial e misterioso grafiteiro, cujo fantástico trabalho se encontra espalhado por toda a cidade. Ele está de spray na mão, escondido em algum lugar, espalhando cor, desenhando pássaros e o azul do céu na noite. E Lucy sabe que um artista como o Sombra é alguém por quem ela pode se apaixonar — se apaixonar de verdade.A última pessoa com quem Lucy quer passar essa noite é o Ed, o cara que ela tem tentado evitar desde que deu um soco no nariz dele no encontro mais estranho de sua vida. Mas quando Ed conta para Lucy que sabe onde achar o Sombra, os dois de repente se juntam numa busca frenética aos lugares onde sua arte, repleta de tristeza e fuga, reverbera nos muros da cidade.
     Graffiti Moon é um livro curto e muito bem escrito, li em um dia.
A obra trata de Lucy, uma garota que “acha” que é apaixonada pelo grafiteiro auto intitulado Sombra e sempre está atrás dos trabalhos dele expressos nas paredes. Sombra é conhecido por deixar sua marca de pássaros e oceanos pelos muros da cidade. Ele escreve desenhando mundos, sentimentos seus alívios e suas tristezas, a fuga . E por enxergar e interpretar tantas coisas, o tom intimista que Lucy está aficionada pelo grafiteiro e junto com suas amiga Jazz e Daisy tentará encontrá-lo.

         “_ A gente acabou de se conhecer, então vou perguntar com delicadeza: você é doida?
           – Só por curiosidade, o que você diria se a gente já fosse amiga há mais tempo?
           – Ele pode ser um serial killer ou, pior, pode ser velho, Lucinha.
           – Serial killers não são criativos.
           – Assista Dexter e volte a falar comigo.”
            
     Lucy quer desesperadamente conhecê-lo porque sente que ele entende de arte, ela sente e compreende o que ele coloca nos muros. Ela quer conhecê-lo e vai embarcar numa aventura com Ed, o cara com quem ela havia saído há alguns anos e tido um encontro estranho. Edward que deixou a escola no primeiro ano porque tinha dificuldade para ler e se achava incapaz de continuar.

      A estória intercala poemas do Poeta, e a narrativa de Lucy e Ed. Preciso confessar que reescrevendo essa resenha agora bateu uma saudade enorme do livro. Cada personagem trás um pouco de suas histórias ate chegarem àquele momento de procurar o Sombra. O livro é leve, interessante, bonito, e você sente vontade de rir e chorar, de entender um pouco mais de arte, de conhecer o grafite mais a fundo. (confesso que tenho uma queda por grafite há algum tempo sim ehehe)

    Todos os personagens me cativaram e dou destaque ao Bert – que eu simplesmente amei. Por alguns momentos senti vontade de chorar e senti uma falta enorme dele, uma saudade estranha por alguém que nunca vi . A vida do Ed era muito ferrada e eu torcia para que tudo desse certo. Ele precisava de alguém, de um emprego...  De tudo!
          “E todos os pássaros daquele muro caem do céu. Eu os vejo caindo de barriga para cima. Uma tempestade deles cobre o chão. Mais tarde, vou pintar o céu vazio e os pássaros caídos. Vou pintar, e saber que pior que estar preso num jarro é não estar em lugar nenhum.”
      A narrativa se desenvolve sem problemas e traz reflexões sobre autoconhecimento, traz citações interessantes, muitos poemas e personagens agradáveis e amistosos. Realmente amei todos os personagens. Geralmente fico com um pé atrás por causa de alguém, mas nesse livro gostei de todos.
     O que também achei legal e interessante é que tudo se passa em uma noite. Eu acho o máximo esses livros que se passam em um único dia e tanta coisa acontece.  Ed e Lucy entram numa busca para achar o Sombra e a cada hora juntos, eles passam a conhecer um ao outro de verdade, a se enxergar e criar novas perspectivas. Nem um dos dois será o mesmo depois dessa noite.
   Ler este romance fofo e interessante foi bastante prazeroso.  
       Obs. com spoiler: Sem querer me ater a termos médicos, mas quando Ed disse que era ruim com as palavras acreditei que ele era disléxico. A autora não disse isso, mas foi nisso que acreditei.
Nota: 4,5/5


20 comentários:

  1. Oiii Alana

    Li esse livro faz um bom tempo e apesar da capa não me chamar a atenção, lembro que amei o conteudo, é uma história doce, de descobertas. O personagem masculino é um encanto de menino que me fez suspirar um monte de vezes e é o tipo de leitura gostosa que a gente lê depressinha

    Beijos

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Não conhecia o livro e fiquei muito interessada nessa precisa, o personagem parece ser bem cativante e isso me agrada muito. Espero logo poder conferir essa obra.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie, também tenho um fraco por capas e essa é tão linda que dá vontade de emoldurar.
    Adorei a história é um romance moderno misturado com um pouco de antigo por causa dos poemas, já me apaixonei pelos personagens sem ler a obra.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oi Alanna!
    Ahhhh, SOU DOIDO PARA LER ESSE LIVRO. O romance dele parece tão fofo *-* TIPO MUITO MESMO. Desde a primeira resenha que vi, me apaixonei por Lucy e Ed. Eles parecem ser o tipo de casal que te conquista na primeira página e espero um dia conhecer a obra <3 Quero vê se leio ainda esse ano.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. oie!
    Eu já li esse livro e gostei muito dessa história. Uma trama bem delicada e emocionante, no qual eu li bem rápido. Não lembro de todos os detalhes, pois faz algum tempo, mas lembro que foi uma leitura bem prazerosa. Muito bom.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Oii Alana, tudo bem?
    Realmente me interessei pela obra, a capa esta magnífica e diante disso já o compraria, pelo que percebi por ser apenas em uma noite parece ser bem detalhista, se for, realmente me apaixonei.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oieee!!
    Diferente de você, a capa não me chamou muita a atenção. A sinopse parece ser interessante e cara... eu não conhecia esse livro.
    Gostei da resenha e da história. Vou colocar aqui na lista e pesquisar um pouco mais sobre ele.

    bjo

    ResponderExcluir
  8. Olá flor, não conhecia essa obra da editora e fiquei bastante interessada no enredo, mas confesso que a capa não me agradou muito, sei lá. Parabéns plea resenha e obrigada pela dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Eu curto muito livros assim, curtos que se passam em pouco tempo! Ainda mais com uma história assim! Me chamou atenção! Com certeza vou tentar ler! A capa é bonita também, gostei muito! Deve representar alguma coisa =D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Alana!
    Esse negócio de se passar só numa noite, me lembro da saga House of Night. Tenho um pouco de trauma.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  11. Oiee , tudo bom??

    eu adorei esse livro, não é apenas sobre o romance em si, mas sim sobre o que está nas entrelinhas, as mensagens mais sutis e mais doces. Este livro transpira arte. Poesia, pintura, escultura em vidro, e muito mais. Todas as sutilezas do enredo fazem a beleza da história.

    =)

    ResponderExcluir
  12. Oi
    eu já vi falarem desse livro, mas a sua resenha me deixou mega curiosa para ler e ainda mais porque o livro se passa em uma noite e achei interessante isso, a capa é linda mesmo e que bom que gostou da leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ooi! Eu achei a capa bem estranha, não me agradou, na verdade... :/ a história me pareceu um pouco confusa (para mim mesmo hahaha), mas que bom que gostou! Mesmo amando poemas, deixo a dica passar.
    Beeijos

    ResponderExcluir
  14. Adorei essa capa também, que linda!
    A história parece ser emocionante e gostei dos trechos que você separou também! Parabéns pela resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Nunca havia ouvido falar nesse livro, mas adorei tudo. O plot é super interessante, a capa tá linda, e quando você diz que se passa eum uma noite, aí pirei. Como você, adoro livros que se passam em poucas horas. Amei a dica.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?
    Nunca ouvi falar desse livro, mas, fiquei muito curiosa com a premissa! Ela se apaixona e se conecta com a arte dele e inicia a busca por ele, curti ^^' Gostei muito de saber que tudo se desenrola em uma noite, o ritmo de leitura deve ser ótimo ^^

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  17. Oii, tudo bem?

    Essa capa é linda e a premissa do livro é original, mas o livro não me conquistou. É um livro que parece ser interessante, mas que não combina comigo. Que bom que você gostou =D

    beijos.

    ResponderExcluir
  18. oi

    poxa, que legal! um livro todo que se passa em uma noite!!! adoro isso....

    amei a resenha, não conhecia esse livro e adorei...

    ah...também tenho um fraco por capas!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi Alana, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas você me deixou com muita vontade de ler, acho que nunca li algo que se passasse em uma só noite ou em um só dia.
    Vi que você se apegou muito aos personagens, acho isso incrível.
    Sem falar na capa que é linda, e os quotes que escolheu completaram ainda mais a resenha <3
    Beijos!
    Lost Words

    ResponderExcluir
  20. Oi Alana!!!
    Que livro mais amorzinho e com uma história tão agradável e interessante de se ler :3
    Admito que não conhecia a história e fiquei bem curiosa sobre o livro <3
    Achei muito legal os quotes do livro que você colocou e morri de ri com o quate da conversação de Jazz e Daisy.
    Obrigada por apresentar essa obra e já está na minha lista :)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Copyright © Books and Stuff , Blogger