março 31, 2016

Resenha: O Substituto - Philippa Gregory

Helloo, people...
    Então, no ano passado, logo que vi o lançamento da Galera e a capa desse livro, fiquei bastante empolgada para conferir a obra. Nunca havia lido algo dessa autora, apesar de já ter visto vários comentários e resenhas positivas sobre ela por aí, mas nunca tinha parado para ler nada dela antes. A verdade é que gosto de livro histórico (não aqueles romances históricos, Histórico mesmo porque eu gosto de História Geral e do Brasil ) e tanto a capa como a sinopse me agradaram.
      O Substituto narra o desfecho inusitado na vida de Luca Vero que logo no início do livro é considerado herege por ser observador, pela sua beleza e inteligência e, por afirmar algo que, aos olhos da igreja, é uma blasfêmia. Ele é incumbido pela Ordem para desvendar os mistérios que as pessoas não entendem e que provavelmente tem procedência maligna e demoníaca. Luca é levado como inquisidor, junto com seu copista Irmão Peter e Freize, para a abadia  de Lucretili onde Isolde, a filha "livre" de um cruzado falecido é submetida à cumprir os votos para se tornar abadessa e deixar toda a riqueza do pai para seu irmão.
Título: O Substituto - Ordem da Escuridão | Autor: Philippa Gregory |Ano:2015
Páginas: 272 | Editora: Galera Record | Lido em: Maio de 2015
Dotado de beleza e inteligência fora do comum, Luca Vero foi visto com desconfiança durante toda a vida... até que o jovem é acusado de heresia. Para escapar da fogueira, aceita se tornar membro de uma Ordem misteriosa cujo objetivo é investigar estranhos relatos que assombram o mundo cristão. Para vencer seus inimigos, Luca se une a uma aliada improvável – Isolde, de 17 anos, fora aprisionada como abadessa de um convento cujas freiras sofrem constantes ataques de histeria. Além disso, os dois precisam combater a crescente atração que sentem um pelo outro. Ou podem acabar num inferno jamais imaginado.
     Toda a estória se desenrola a partir daí quando as inquisições iniciam. Uma série de eventos estranhos e inexplicáveis discorrem à medida que situações suspeitas e meias verdades vão aparecendo. A culpa recai sobre Isolde e Ishraq. As freiras estão tendo visões e coisas estranhas estão acontecendo na abadia. Bruxaria.
     O problema é que Isolde começa a mexer com o coração de Luca Vero. O jovem Inquisidor se vê num impasse em relação aos seus sentimentos para com a Abadessa e a consciência aos votos que precisa honrar visto que serve a Ordem.
     As mentiras e superstições são bem apresentadas, neste livro, de acordo com a época - 1453, o que me deixou bem aflita porque não dava para as mulheres fazerem quase nada e suas respostas eram quase relevadas. Não tinham voz o que era agoniante. Mas é uma retratação de como as coisas eram antes. Esse é um livro bem gostoso e rápido de ler. Toda vez que eu pegava ficava ansiosa para conhecer mais das aventuras e descobertas de Luca.
    Todos os personagens tem o seu peso na narrativa. Havia um especial, o irmão Peter, que me dava nos nervos toda vez que uma cena sua era apresentada, é aquela coisa que a gente sente quando assiste a um filme de época e não pode fazer nada, a gente grita para a tela, mas os personagens não nos ouvem. Dou um destaque a mais para Ishraq, que claramente trazia a distinção de todos, a personagem livre que queria mostrar sua voz, era ela que não se reprimia e não obedecia ao que não queria.    
— Seu nome é Ishraq? — perguntou Luca. — Não falo italiano — disse ela, num italiano perfeito. — Está falando agora. Ela sacudiu a cabeça e repetiu. — Não falo italiano. — Seu nome é Ishraq? — Ele tentou outra vez, em francês. — Não falo francês — respondeu, num francês de pronúncia perfeita. — Seu nome é Ishraq — perguntou ele, em latim. — Sim — concordou ela, em latim. — Mas não falo latim. — Que língua fala? — Eu não falo.
       O único pequenino problema foi o final. Eu estava super empolgada depois que Luca havia resolvido mais um problema dos tantos que precisava solucionar e então o livro acabou. Fiquei um pouco chateada porque queria mais, a leitura estava tão boa e empolgante. Várias perguntas foram respondidas, mas algumas outras coisas ficaram em aberto como toda série ou trilogia e, creio, que a autora responderá as perguntas nos próximos livros.
 Mas é uma leitura muito boa. Recomendo!! Principalmente quem ama História como eu e curte a autora. Muitas intrigas virão por aí ahaha!!
Nota: 4/5 

28 comentários:

  1. Olá :)
    Eu acho a capa desse livro lindíssima! E agora que você disse que a história também é muito boa já inclui ele na minha 'listinha', uma pena que a história terminou de forma abrupta, que a editora não demore a publicar a continuação ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alana!
    Eu não sabia desse livro, mas a capa é linda mesmo. Eu compraria por conta dela porque sou dessas u.u
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  3. Olá; tudo bem?
    Esse livro está na minha lista de desejados desde o primeiro momento em que coloquei os olhos nele haha Primeiro porque a capa e simplesmente maravilhosa e preciso ter um exemplar em minha estante. Segundo porque a sinopse revela uma história bem promissora e eu me identifico bastante com esse gênero.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Oiê tudo bom?
    Eu também já vi milhares de comentários super bacana a respiro da autora. Ainda não li nada, nem da autor e n do gênero que ela escreve nesse livro. Mas sinto muita curiosidade em mudar isso logo logo. Também achei a capa incrível. Essa história de heresia e inquisição são assuntos que eu amo de mais, então acho que eu irei gostar por demais. Espero que não demore muito para isso acontecer. Adorie a sua resenha
    Bjsk

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não conhecia o livro e fiquei curiosa principalmente pela abordagem histórica. Fico muito desapontada quando o livro termina com coisas em aberto e acho que você também ficou assim. Mas mesmo com este aviso, eu leria o livro. Anotei a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. A idade Média foi uma época muito interessante, a inquisição, os feudos, as cruzadas, são um ótimo cenário para livros e sempre me deixam curiosa. Essa coisa de terminar em aberto é uma ótima estratégia dos autores para nos fazerem ler a sequência. Desde de que eles fechem todas as pontas soltas ao fim da série eu não me importo, só não gosto quando o desfecho do último livro te deixa com aquela sensação de incerteza, sem um fim definitivo, te deixando pensar em mil possibilidades. Mas me interessei pelo livro. ;)
    Beijos,
    www.sigolendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Esse livro SEMPRE despertou minha curiosidade, porque assim como você, eu amo livros históricos. Eu também amo história, foi a minha matéria favorita, então livros assim sempre me lembram as aulas que eu tanto amava. A idade média é - para mim - a época mais interessante da história. Não só porque sou apaixonada por coisas medievais, mas também por todas as histórias BIZARRAS que se passaram por lá. As inquisições é uma delas. Quero muito ler esse livro depois da tua resenha, porque realmente é uma obra que eu apreciarei.

    Aliás, Luca parece ser um protagonista muito bom. Fui com a cara dele (isso é bom). E o final, bem, veremos o que eu vou achar. <3

    beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oi Alana! Também fiquei mega curiosa por conta dessa capa, ela está maravilhosa mesmo :)
    Gosto muito de livros do gênero romance de época, mas históricos eu não me lembro de ter lido muitos, mas fiquei bem empolgada com esse :)

    Bjus
    www.livrosimaginarios.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olha eu sinceramente nunca tinha tido muita curiosidade em ler esse livro, porque ele ainda não tinha chamado muita a minha atenção, mas gostei da maneira como tu desenvolveu a sua resenha, porque me parece ser uma estória muito envolvente e esses romances de época é algo que me atrai bastante, embora até agora eu tenha lido apenas um livro rs, mas mesmo assim vou procurar ler com toda certeza, mas eu vou pegar em ebook =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/04/resumo-do-mes-de-marco.html

    ResponderExcluir
  10. Oi, não conhecia a autora ou o livro, mas já digo que achei essa capa linda. A sinopse é interessante e tem um premissa diferente do que já vi. Mas, no geral, não chamou a minha atenção ao ponto de querer lê-lo e por ser uma serie me desanimou mais, já que esse termina com pontas soltas e sem varias respostas. Gostei da sua resenha, mas o livro não me cativou a ponto de querer ler.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Alana, tudo bem?
    Preciso admitir que não sou muito fã de história, só algumas partes dela me interessa mais, como a Segunda Guerra Mundial. Outra coisa que me incomoda é isso que você falou: nessa época não havia muita liberdade, principalmente para as mulheres, e acabamos ficando desesperados e querendo ajudar de qualquer forma, é uma aflição sem fim. Mas gostei da sua resenha, muito bem desenvolvida e clara.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  12. Olá Alana,
    Todo o livro parece bastante interessante e confesso que fiquei um pouco desanimada por saber que o final te decepcionou. É horrível algumas pontas ficarem soltas.
    A capa é extremamente linda e, mesmo com esse final, é um livro que leria, sem dúvidas.
    Adorei sua resenha e sua sinceridade.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Geeeeente! Tem como não se encantar por essa capa? Logo que eu comecei a ler sua resenha pensei: "Esse vai ser um livro que vou ter que recomendar pra minha irmã, que é louca por romance histórico", mas esse pode ser um que eu leria.
    Desde pequena minha bateria favorita na escola foi história, então sempre estou lendo algo a respeito e esse livro conseguiu entrar pra minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não conhecia esse livro e pelo que vi na sua resenha eu fiquei super interessada nele e vou querer ler toda a série depois. Achei o enredo muito curioso e sobre o final, sei bem como é isso kkkk ficamos entretidos na leitura e quando vemos.. o livro acaba :( menos mal que seja uma série kkkk

    ResponderExcluir
  15. Uau, nada sabia sobre a obra, mas achei o enredo bem elaborado! Gostei muito do modo como o personagem parece ser forte e perseverante, tentando vencer cada dificuldade que vem à sua frente. Um dos elementos que mais me atraiu foi a realidade que a autora parece ter conseguido explorar segundo a época. Valorizo muito essa verossimilhança. Já anotei a dica!

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?

    Dá uma agonia quando você está lendo o livro, ele começa a ficar num ritmo bom e você vê que as páginas estão diminuindo muito rápido. Então, do nada, o livro acaba e você fica com uma ansiedade tremenda para saber o que vai acontecer depois, mas tem que ler o livro seguinte... Esse parece ser exatamente o tipo de livro. Porém, fiquei bem curiosa quando à história, ainda mais por se passar numa época tão antiga e que as mulheres não tinham voz para nada mesmo.

    Obrigada pela dica ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito da capa do livro, a resenha me deixou curiosa. É bem interessante histórias que se passam em outra época. Uma pena o final ter sido um pouco rápido demais, principalmente quando a leitura nos agrada. Apesar de não ter lido muitos livros com essa abordagem, espero ler esse em breve.
    Beijos!
    http://virandoamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, sabe que eu não conhecia esse livro ainda e fiquei super curiosa pela sua resenha, parece ser uma história muito boa e uma trama boa também. Só é uma pena que o final não foi o melhor, mesmo assim acredito que eu irei gostar de tudo!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  19. É um cocô quando o livro se desenvolve bem e o final mela tudo, né? Fico #chateada quando isso acontece! Afff...

    E como vc está? Tudo numa nice!?
    Eu estou tão sem tempo que tô até com vergonha de passar por aqui, rs. Tô te devendo minhas impressões sobres suas obras mas ainda não terminei de ler a primeira - estou quase acabando! Rs.

    Mas, ainda assim, tô tentando manter uma rotina de postagens lá no blog - tô deixando tudo programado :O - e, ontem, premiei o seu blog com o Prêmio Dardos, merecidamente!
    Então, dê um pulinho lá pra saber do que se trata, rs.

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
  20. Eu nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro, acredita? Eu adoro livros com bruxas, mas achei incrível a autora fazer um romance em uma época da inquisição, fiquei curiosa demais para saber como tudo se desenrola. Não li nada da autora ainda também, mas acho que irei começar por essa obra, me apaixonei pela trama e pela capa!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?
    Acho que vi capas dos livros, mas não lembro dessa hehehe, e também não lembro de ter lido um outra resenha sobre o livro.
    Enfim, eu estou encantada na capa, mas a premissa deixou claro que o livro não é para mim, pelo fato de ter muita bruxaria envolvida e tal, e isso é algo que não curto muito. Mas admito que para quem curte a premissa é bem desenvolvida. E tenho certeza que a autora responderá sim essas peguntas sem respostas no proximo livro.
    Que bom que você curtiu.
    ÓTima resenha

    ResponderExcluir
  22. Olá

    Já conhecia o livro mas nunca parei para ver so que se tratava e acho que essa é a primeira resenha que vejo dele o.O Adoro livros assim com bastante fantasia e fiquei mega curiosa em saber como as coisas irão acontecer. Amei essa capa é muito amor.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Muito boa a premissa deste livro e sim, quanto mais o tempo era remoto mais difícil eram as coisas para as mulheres. Se você gosta de livros de história iria adorar a filha da herege que conta sobre a verdadeira história das bruxas de salem, eu amei, é de 2010 o livro e foi uma ótima surpresa porque é baseado nos fatos reais.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Que blog mais fofo e sua resenha ficou muito legal! Eu também quando bati o olho nessa capa me chamou muita atenção! E eu também adoro livros históricos. Fantasia não é O meu gênero favorito, mas esse livro parece tão especial... vou dar uma conferida!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Uma capa tão lindinha e fofinha dessas com uma premissa tão sombria :o
    Eu meio que adorei? ashuahsuah
    Também gosto de livros mais históricos, é bom ter uma aula de história de forma tão diferente, também gosto de livros que envolvam novas culturas. Não sou muito chegada em livros que envolvam muito a religião (freiras, caças as bruxas e tals) nessas épocas em si, mas vai de leitura para leitura.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá! :)

    Ainda bem que gostaste! :) Eu gosto muito tambem quando todas as personagens têm o seu determinado papel na história! :)

    É uma pena isso do final... E mesmo muito mau quando lemos um livro a um ritmo "desenfreado", mas depois o final e tao sem sal..! :(

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  27. Oie, tudo bem?

    Também gosto muito de livros que tenha História Geral e do Brasil, sou mega apaixonada. Livros que tenha essa história de inquisição, hereges, sempre me encanta, porque eu amor história. Espero poder ler ele logo, acredito que será uma excelente leitura.

    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Olá, Alana.
    Não conhecia esse livro ainda mas me interessei. Eu amei essa capa e compraria só por ela hehe. Não sou muito fã de históricos como você, mas gosto de ler de vez em quando. Principalmente quando a premissa envolve a Igreja e tem algum tipo de Ordem ou Sociedade secreta. O único problema é não ser livro único. Então vou demorar para ler hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir

Copyright © Books and Stuff , Blogger