fevereiro 21, 2016

Semanário Acadêmico: Discussões de Sociolinguística

Helloo, people... Tudo numa nice?!
Bem, hoje eu deveria estar estudando, na verdade agora, porque amanhã terei uma apresentação de Teoria da Literatura II para fazer, um texto que trata do Personagem no Romance de Cândido,  e uma prova de Sociolinguística, mas não, eu decidi escrever um semanário acadêmico, algo que há muito tempo não faço, porque estava estudando até um pouco e não conseguia me focar de verdade. Essa semana está bem puxada, cheia de provas, atividades para entregar, matérias para estudar e outras coisas para fazer, eu vou apresentar um artigo na classe em inglês sobre arqueologia.
 Espero que meu vocabulário não falhe.

    Aconteceu de que nesse mês eu estou desorganizada. Acho que nas minhas últimas resenhas eu tratei sobre isso superficialmente, sobre como não tenho administrado de verdade o que tenho para fazer e isso inclui visitar outros blogs, estudar, escrever e ler. Gente, eu tenho sido bastante negligente e acho que um dos motivos da minha inquietação é por causa de um seriado que estou assistindo bastante e porque comecei a me interessar por outras coisas, como fazer capas, diagramar e criar novas histórias para as infinitas que já tenho de terminar. Eu estou tão focada em fazer diagramação que tem dias que começo a cogitar se estou realmente fazendo o curso certo. Então eu me lembro das aulas maravilhosas de fonética do inglês que eu tenho e tento ficar normal.
Acho que vocês já viram por aí algumas capas de livros que eu faço, mas se não viram, eu coloquei aqui de qualquer maneira.

   


     


        
Essa é a única que destoa porque é uma imagem ao invés de desenhos como todas as outras! 

Quando eu publiquei Efeito Dominó na Amazon pela primeira vez tinha uma capa diferente, e feinha, que eu fiz. Então decidi fazer outra e outras reformulações que explicarei para vocês o mais breve possível. 

    Bem, eu continuo desorganizada devido a uma série de coisas que me imponho - e a esse trabalho que fico fazendo como puderam notar. Acho que esse mês eu só li uns dois livros, mas tudo bem.

  Voltando ao assunto da universidade.
Por exemplo, eu deveria estar estudando para Sociolinguística, mas eu não consigo me interessar pela matéria, mesmo tratando de um assunto bastante relevante sobre a língua que muitas pessoas estereotipam e os preconceitos e como os gramáticos são “radiciais e induzem os estudantes com o seu normativismo” com toda a questão de norma culta e blábláblá, bem como Linguística no período passado, pelo simples fato de os linguistas serem muito radicais e descomedidos em seus textos.

    É sério, gente, em alguns momentos eu tenho vontade de não ler mais o que os professores passam para a gente ler. Em alguns pontos eles tem razão, os linguistas, é claro, mas a maneira como eles tratam o seu ponto de vista estudado e sua visão para as coisas, me tira do sério. São muito sarcásticos e pretensiosos. Eles ficam dizendo que os gramáticos são tudo isso que eles mesmos se mostram em  seus textos críticos. Eu acho tão irônico. 

    Toda aula tem discussão na turma e não aquele tipo de discussão construtiva embasada em filosofias ou textos já publicados por autores, são simplesmente discussões de senso comum e muito barraco. A professora às vezes tem que ser a juíza para dizer quem já pode falar ou não. Quando alguém começa o seu discurso com eu acho, já perde créditos comigo. Detesto o achismo, acredito que as pessoas deveriam ser mais conclusivas e abordar situações com um conhecimento apurado sobre determinada área, não achar algo. Todo mundo acha alguma coisa e nesse achar que as brigas acontecem. As pessoas ficam tentando dissuadir umas as outras e isso é totalmente ridículo e frustrante.

    Eu fico com dor de cabeça nessas aulas, dá vontade de sair da sala, e em determinados momentos eu saio mesmo. Alguns alunos começam as suas réplicas com: respeito a sua opinião, mas eu não acho que é bem assim não. E então começa a contra argumentar tudo. Para mim isso não é respeitar, sobretudo se você contradiz determinados pontos com o seu achar e não com um estudo. Quando escuto isso eu simplesmente bufo e finjo que não estou ouvindo nada. Geralmente não entro em discussões, somente se tiver necessidade e valer nota para alguma coisa, mas fora isso eu prefiro evitar a fadiga.

    Certa vez, na aula de Produção de Texto I, fui falar sobre um ponto de vista acerca da pichação e uma mulher ficou rebatendo o que eu disse, querendo entrar em discussão. Só pronunciei o que pensava sobre o assunto porque era obrigado, e eu ressaltei um ponto de vista em cima do muro, relativizado, não neutro, porque isso não existe, mas pesei para os dois lados, e só porque eu não tinha uma opinião radical e contra, de acordo com certo ponto de vista, a mulher queria fazer discutir comigo para me dissuadir. Eu fiquei calada e não comentei nada. Ninguém pode ter uma opinião mais não!! A professora simplesmente queria nossa opinião sobre se pichação era Arte ou Vandalismo. Não contradisse ninguém, só expus o meu parecer de acordo com o que vimos na abordagem do documentário: Pixo.

      Não sei se é verdade, mas na área de humanas tem tantas discussões, né?! Nossa, eu sou da paz! Detesto barraco. Para algumas pessoas pode ser só discussões construtivas e tal, mas um levantar de voz para mim já é encrenca. Não me sinto confortável.

    Enfim, esse foi só um desabafo sobre as aulas de sociolinguística e sobre mim mesma, como não estou conseguindo administrar a minha vida de forma coerente porque fico assistindo e fazendo essas capas.
Até mais, people!
Beijin...

19 comentários:

  1. Oi, Alana! Tudo bem? Ah, eu simplesmente adoro ficar a par do que rola nas faculdades das pessoas! rs É interessante porque as aulas e os métodos de ensino variam MUITO de curso para curso. Fiquei impressionado ao saber que rola muito barraco nas suas aulas! Sou desses que adoro observar barracos, sabe? rsrsrsrs Mas enfim, adorei o post e essas capas maravilhosas! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Alana!
    Adoro saber relatos sobre a rotina universitária das pessoas, e não foi diferente com a sua! Estou começando minha vida acadêmica e acredito que minhas preocupações deram semelhantes às suas, pois também irei cursar Letras. Menina, adorei essas capas, parabéns!
    apenasumaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Alana.
    Só na correria hehe. Eu ainda não tinha visto as capas, só Histórias em Retalhos que amei. Gostei bastante de todas elas hehe. Eu tinha um patrão que sempre falava para a gente nunca dizer eu acho. que com isso você já perde a sua credibilidade. ou afirme sim ou não, ou diga que não sabe hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oie Alana =)

    Que correria rs...
    Eu como designer e amante do minimalismo amei a capa de Histórias em Retalho. Simples porém bonita.

    Sobre o pessoal de humanas discutirem muito eu não sei, mas acredito que sempre que tem muita gente envolvida em uma história, as opiniões acabam sendo divergentes mesmo. Por isso que digo que lidar com pessoas é um desafio diário.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Oi, Alana!
    Primeiramente, amei suas capas. Lindonas e muito talento.
    Realmente tem aquelas aulas dá vontade de nunca mais voltar pra assistir. Quando a sala é cheia, eu fico lá no fundão lendo. Quando tem poucos alunos, eu puxo meu caderninho e começo a escrever algumas ideias pra resenhas.
    Boa sorte nos seus estudos.
    Ah! Que bom que gostou da foto na sidebar. Acho que já estava na hora da galera ver meu rosto hahahha
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
  6. Olá, Alana!
    Caí de paraquedas no seu blog e já adorei. Lendo seu post parecia que era eu quem estava escrevendo, ando passando pelo mesmo problema! Quero ler e organizar meus horários, mas me pego divagando por aí, vendo séries e criando capas de livros (sou capista - mas trabalho pode né? hahahahaha).
    E eu entendo muito bem seu ponto de vista, também comecei a cursar letras e humanas é um barraco armado, nunca vi, odeio discussões e debates em classe, por que vira aquela zona de "você tá errado", acho que debate em classe é algo perdido, pois os professores não sabem muito bem administrar ou explicar a essência de uma conversa.
    Enfim, suas capas são mais que lindas, preciso ler os textos por trás das capas hahahahaha
    Em com certeza voltarei aqui mais vezes para acompanhar seus posts! E uma boa sorte essa semana com suas provas e apresentações.
    um abraço!
    Pan.
    Pan's Mind

    ResponderExcluir
  7. Olá Alana tudo bem flor? Eu amei suas capas, são lindas mesmo,parabéns! Eu estou pensando em cursar letras também porém to quase desistindo, vou seguir o blog, ele pode ser uma inspiração pra eu decidir se faço ou não kkkk
    Beijos!!
    http://saboreandoasestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi
    eu só tinha visto uma dessas capas, queria aprender a fazer capa e adorei a nova de Efeito dominó.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Alana!
    Te entendo completamente, de verdade... Ultimamente não estou conseguindo me focar e administrar meu tempo... Aliás, também estou bem perdida com a faculdade, curso, etc...
    Mas acredito que aos poucos as coisas vão se acalmando e se resolvendo.
    É sempre bom desabafar!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá! Acho que geral tá meio perdido no tempo ultimamente, ao menos eu estou, e é que minha faculdade começa só semestre que vem.
    Suas capas são lindas, mulher *o*
    Nossa, eu não gosto muito de debates ou essas coisas, dá uma angústia, sabe?
    Enfim, boa sorte aí, haha.

    - Blog Entretanto -

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Eu também estou MUITO desorganizada, ainda preciso sentar, parar e fazer um horário porque minha vida anda sem ordem e eu simplesmente odeio quando isso acontece. Mas vamos ter calma, dar tempo ao tempo que tudo se resolve com muita fé e paciência. Só de ler tudo o que você precisa fazer senti uma preguiça interior, haha. Enfim, as capas que você faz ficam lindas, muito mesmo. Gostei demais. aaah, minhas leituras também andam péssimas, acho que por desorganização também, se muito li foram 2 livros esse mês também. Mas estou indo com calma, desacelerando e levando tudo de forma sutil.
    Acho que nunca te disse, mas adoro seus comentários gigantes lá no blog, nunca se desculpe por fazer isso, meus olhos brilham ao ver suas opiniões por lá!
    Beijos.
    Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br

    ResponderExcluir
  12. minhas aulas começaram agora e também estou um pouco desorganizada, porém tentando colocar tudo nos eixos. Minhas leituras estão começando a se organizarem agora... Gostei da ideia do post!
    Beijos,
    Luana Agra - Blog Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Alana.
    Que vida agitada, eu sou muito desorganizada, quando for assim vou fazer um caõs! hsuahsha
    Amo suas capas, dá vontade de ler tudo <3
    Beijinhos

    Borboletas de Papel
    | Dossiê Cultural

    ResponderExcluir
  14. Oi, Alana.
    Meu blog tá passando por reformulações, estou de nome novo, cara nova, tudo novo <3
    Inclusive, te marquei em uma tag lá. Vai conferir: http://okgustavo.blogspot.com/2016/02/tag-com-certeza-deveria-ter-totally.html

    ResponderExcluir
  15. Oie...
    Primeiramente gostaria de lhe desejar boa sorte ! Que tudo na sua vida se ajeite também :)
    Achei interessante/engraçado o seu relato sobre a faculdade e concordo plenamente com você em relação ao achismo. Detesto discutir com pessoas que nem sabem o que estão falando.
    Adorei as suas capas também, uma mais linda que a outra! Mas, acabei favoritando "O dia que descobri as estrelas".
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, Alana.

    Menina que pena de você, li seus e-mail esses dias, mas ainda não tive a chance de responder, por que estou na correria também!!! Quando você acredita que pode parar e se dar um luxo de descansar um pouquinho deixa a cabeça parar de funciona, surge outra coisa! Mas espero que tudo se resolva e que para que você possa reorganizar para que tudo volte ao normal! Eu amei todas as capas que amor, essa nova capa do efeito dominó ficou um espetáculo, o que descobri as estrelas *-* depois me passa a ficha desse amei!! Quanto a faculdade, estou mais do que surpresa, não acredito que tem barraco na faculdade HAHAHAHA pobre iludida, eu pensava que todo mundo era culto e maduro e etc, todos respostareis e tal, infelizmente existem coisas que infelizmente, no momento não tem como fugir, como no seu caso, mas não e eterno! E contar os dias para que tudo acabe e você seja livre para se expor da sua maneira, da forma que você acredita.

    Beijinhos

    Fica bem!

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oii Alana!
    Caramba, você falando de barraco e eu lembrando que na minha turma de Psicologia todo mundo é desunido, brigando por qualquer coisa e isso é uma das coisas que mais odeio na minha sala. Porque tudo é motivo para briga! Sendo que deveria ser uma classe unida, considerado o que a gente estuda e tudo mais e isso me deixa muito chateada e triste.
    Pior que hoje em dia não se pode ter uma opinião. Também odeio brigas, por isso que quando começa discussões lá na sala eu pego meu celular e vou continuar a leitura da vez porque nunca dá em nada mesmo e sinceramente não irei me estressar discutindo algo com alguém que não vai me entender e nem eu a ele.
    E, mudando de assunto, eu amei as suas capas! Principalmente a de Paper Heart *-* que livro é esse heim? Menina, você tem criatividade de sobra :D
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  18. Que capas fofassssss! Com certeza eu compraria os livros só pela aparência heheh. Parabéns!
    E nossa, sério que rola barraco?! Não sou de humanas, mas adoraria que tivesse uns barraquinhos de vez em quando em exatas hehe
    Beijos!
    Maria - doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ooi. Menina, eu acho que não queria estar na sua pele. Mas acho que todo mundo passa por algo semelhante quando está na faculdade. Espero que as pendencias sejam resolvidas e que tudo ocorra bem. ♥
    Ps: Adoro as capas que você faz. Tu poderia fazer uns freela de capista haha
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir

Copyright © Books and Stuff , Blogger