janeiro 21, 2019

Autores que mais leio #1 - Neil Gaiman


Hi, folks... tudo numa nice?
Então esses dias andei observando os autores que eu mais leio. O curioso é que nem sempre lendo o mesmo autor mais vezes vai significar que gosto dele ou da escrita dele ou de alguma forma gostei das estórias. No meu caso, esse primeiro autor que escolhi para inserir na categoria de autores que mais leio está nela porque sempre fiquei insistindo nele, para dar uma chance porque todo mundo sempre falava bem e essas coisas.

Mas vamos lá. O primeiro autor dessa coluna é o Neil Gaiman. A primeira obra que conferi dele foi uma releitura de João e Maria e depois A bela Adormecida. Acontece que por essas obras serem releituras esse seja o ponto principal, pois não tive reais problemas com essas obras, mas depois fui conferindo um livro e outro dele e as coisas foram mudando.

A sequência exata pouco importa, o relevante é mostrar que depois desses decidi conferir Entre Mundos, um livro de ficção científica (porque estava nessa vibe na época) e aí decidi com expectativa ver a obra. Nesse tempo eu ainda não desgostava muito dele. Mas depois desse livro, sim. Levei uma eternidade para terminar um livro tão pequeno quanto Entre Mundos e terminei sem entender nada da obra, que era muito esquisita e sem noção com as viajadas de galáxias e esses mundos estranhos.


Foi aí que decidi conferir Os lobos dentro das Paredes, que não foi ruim, mas também não foi grande coisa. A estória me pareceu um pouco viajada, mas como era destinada a crianças foi compreensível. Acho que esse foi o livro que gostei e menos detestei, fazendo uma análise tardia.
Depois decidi dar uma nova chance e conferi Felizmente, o leite. Outro livro esquisito com ideias surreais demais para minha mente assimilar e acreditar nelas.

E aí eu fui ler O oceano no fim do caminho que TODO MUNDO sempre falou muito bem. Não consegui enxergar a estória maravilhosa e intrigada que todo mundo dizia, sinceramente. Foi outro livro que não entrou na minha cabeça, pelo surrealismo e a falta de conexão com as personagens.
Para finalmente acabar com essa lista infindável temos o continente Como falar com as garotas nas Festas que foi o cúmulo. Outra das estórias do autor com coisas mais estranhas possíveis. Um monte de gente fala sobre ele ser bom em equalizar o mundo comum e fantástico, mas não consigo visualizar dessa forma, as vezes enxergo apenas uma bagunça em suas estórias, mudanças abruptas e nem um pouco engajadoras. O povo fala que é um conto divertido, mas não achei isso, achei confuso, sem finalidade e sem nada.

Enfim, como devem ter percebido, folks, eu abusei da minha boa vontade de conferir as obras do autor. Ou eu tenho problemas, ou sou sou insistente ao extremo. Não tenho certeza porque dei tantas chances ao autor e porque conferi todas essas obras dele, mas ainda assim o fiz e acredito que ele é o autor que mais li obras. Para quem gosta dessa pegada surreal inserida no mundo comum que as estórias dele carregam, o Neil é o cara, apesar de eu ainda achar que há uma confusão e falta de delimitação e explicações adequadas para essa mistura que ele gosta de fazer. As obras dele definitivamente não são para mim, levei todos esses livros para perceber isso. Vamos ver se agora eu paro de uma vez e acabo com essa ponte de decepção.
Bem, por hoje é só, folks.
XO XO

5 comentários:

  1. Oiiee!
    Parabéns pela força de vontade (e insistência)! Eu, quando não gosto da escrita de um autor, dificilmente vou procurar ler outro, mesmo havendo a possibilidade de eu gostar, porque eu fico com um certo ranço.

    Desse autor eu já tentei ler Coisas Frágeis, mas parei na metade porque nada tava fazendo sentido pra mim, haha, mas ainda bem que eu não sou a única!

    Bjão ♥
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
  2. Oi Alana, td bem?
    Hahahah, pelo menos vc tem propriedade pra dizer que não gosta dele! rs
    Eu nunca li nada do Neil Gaiman, mas tenho curiosidade pra saber se é tao5bom qnt o povo fala...
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Alana

    Pois mulher, você ainda insistiu bastante! Hahahha
    Eu às vezes acabo lendo outro livro de um mesmo autor para confirmar nossa incompatibilidade, mas de dois não passo não.
    Eu acho as obras do autor muito viajantes, sabe? Ele também não é pra mim não.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Alana!
    Nunca li nada do Gaiman e, para ser sincera, não tenho muita vontade não... Eu acho ele superestimado, tipo o King (que anda com uns trabalhos bem fubecas)
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Olá, Alana.
    O autor não é para mim hehe. Eu já li quatro deles e parei. Você foi mais insistente que eu hehe. Dos que você leu só li João & Maria e não gostei. E olha que tem tanta gente que elogia ele hehe. Acho que cada autor tem seus leitores hehe. Eu mesmo amo a Agatha Christie e conheço um monte de gente que não gosta dela.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Copyright © Books and Stuff , Blogger