janeiro 28, 2019

Livros muito bons que são pouco conhecidos #1

Hi, folks... tudo numa nice?
Esses dias eu vi um dos meus livros favoritos da vida sendo recomendado em um IG e me dei conta que há muitos livros bem legais por aí que talvez por ser um pouco mais antigo (às vezes nem por isso) recebe pouca atenção em detrimento a todos os outros cheios de hype. E há uma extensa lista de livros que são bons diferente de outros que recebem muito mais atenção.
    Não é segredo para ninguém que eu leio muitos livros desconhecidos e tenho essa coisa de desgostar de coisas que todo mundo gosta, e gostar de coisas que as pessoas não conhecem ou não gostam.
    Eu trouxe aqui uma lista com três livros de gêneros diferentes que não tem nada em comum, mas que me conquistaram de alguma forma.

SINOPSE: Jenna não quer trair os amigos e não revelará o que se esconde por trás de sua expulsão do colégio, assumindo toda a culpa sozinha. Como castigo sua mãe a levou para passar algum tempo com uma tia numa tediosa cidadezinha do interior. É lá que Jenna encontra Gabe, um rapaz autêntico, melancólico e reservado. Completamente diferente de todas as outras pessoas ela conhece. É inevitável: Jenna se apaixona por ele. Será que Gabe é sua alma gêmea? Ele mostra a Jenna a beleza de um céu noturno sem nuvens, escuro, um contraste perfeito para o brilho das estrelas. E, em meio a livros, música, poesia e noites estreladas, o sentimento entre eles se torna cada vez mais forte. Mas Cleo, uma garota antipática que tem uma ligação muito estranha com Gabe, não está gostando nada desse romance. Afinal, ela não quer que ninguém mais saiba o grande segredo de Gabe...

   A capa de Soul Love é horrorosa, então botei a capa estrangeira. Tipo, feia mesmo e bem sem graça. Mas o que esse livro guarda é excepcional e muito bonito (apesar de algumas coisas que podiam ser melhor aproveitadas pela autora e não foi completamente). Encontrei esse livro em umas das minhas buscas desenfreadas por YA quando eu estava bem afim desse gênero, foi bem uns anos atrás. Esse livro mostra Jenna e Gabe e como eles se conhecem, como a amizade entre eles progride e um segredo que Gabe guarda que pode mudar as coisas completamente. Lembro que chorei quando li esse livro, muito mesmo. Foi umas das leituras mais emocionantes e bonita que já conferi. Uma pena que não teve continuidade como a autora prometeu. Fiquei muitooo irritada por causa disso. O livro é bem curto, mas tem uma mensagem maravilhosa e poderia ser mais longo que eu não me importaria. Terminei a leitura com lágrimas nos olhos.

O Colecionador” é o primeiro livro de John Fowles, escrito em 1963. O romance narra a história de Frederick Clegg, um funcionário público que coleciona borboletas e, subitamente, se torna dono de uma fortuna. Ele então passa a ter uma ambição: sequestrar a bela Miranda, seu amor platônico. A trama se desenvolve com a disformidade da personalidade de Clegg, que tem a seu favor apenas a superioridade de força, contra a vitalidade e inteligência de Miranda que, contando com sua superioridade de caráter, confunde e ofusca o medíocre sequestrador.
O colecionador foi um livro que comecei a ler em PDF e depois decidi comprar no sebo quando percebi que gostaria muito da obra. É um livro antiquíssimo e tenho aqui na minha estante na edição da Abril. A capa é bem simplista, mas completamente condizente com a estória. Ninguém sabe disso (pelo menos até esse post) mas esse foi o livro que me inspirou a escrever A Estranha Mente de Seth, o comportamento peculiar e possessivo do protagonista atiçou algo na minha cabeça. É um suspense que cerca a vida de um cara que se torna rica e a partir disso seus desejos estranhos e psicopatas começa a se desenhar a partir de suas atitudes. É um livro interessante, assustador que pode chamar a atenção das pessoas que tem curiosidade de desvendar a mente de pessoas escusas. Tem um filme antigo desse livro.
Gemma é uma adolescente normal esperando para pegar um voo no aeroporto de Bangkok com seus pais. Ao se afastar, conhece o charmoso e envolvente Ty, e nem imagina quais são suas reais intenções... Ele lhe oferece um café em que coloca algum tipo de droga. Confusa, ela é sequestrada e arrastada para o meio do deserto australiano. Ele a rouba para si, depois de anos a observando, e ainda espera que ela o ame. Os dias se passam e eles têm apenas um ao outro na imensidão vazia e escaldante do deserto, e Gemma começa a entender e conhecer Ty. É aí que os limites entre inimizade e compaixão vão ficando cada vez mais tênues...
Eu quase nunca vi esse livro sendo mencionado na blogosfera, se muito, umas três vezes. Talvez porque é um livro velhinho, ou porque não teve muito hype, mas acontece que é um livro assombroso que trata sobre a Síndrome de Estocolmo. Foi uma leitura crua, intensa e significante para mim. Algo que acho importante e que deve ser chamado atenção é o fato da narrativa se dar em segunda pessoa, ou seja, é completamente diferente das narrativas comuns, e acredito requerer apenas um pouco mais de atenção. Mas desse modo que é o melhor jeito, pois nos aproxima bastante da estória e das personagens, essa é uma característica singular do livro que acaba se diferenciando dos outros por isso. É uma leitura muito válida e angustiante que amei fortemente.

Bem, folks, por hoje é só.
Olhando bem para essas capas, acho que apenas Stolen tem uma capa bonita (não tive coragem de colocar a capa de brasileira de Soul Love aqui). Mas enfim, são estórias muito boas e que divergem, mas que pode deixar até o leitor mais exigente bastante satisfeito.
XO XO

8 comentários:

  1. Oi
    desses eu só conhecia Stolen, já tive vontade de ler, mas nunca encontrei ele para comprar, até porque a editora que publicava ele nem funciona mais, mas parecem ser livros interessantes.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Esse é o problema de Stolen. Mas na época que li conferi em PDF e tem um tempinho já - porque a editora ainda estava na ativa ehehe.

      Excluir
  2. Oi Alana, tudo bem? Adoro indicação dele livros que não são tão badalados, as histórias surpreendem e não são tão comentadas, então acabam mantendo uma atmosfera mais misteriosa sobre o desenrolar das tramas. O único que não conhecia é o primeiro, os outros dois estão na minha lista para ler em algum momento, hehehehe.
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Desses eu conhecia Stolen, e muito mal... tipo, só de vista. HAHAHAH E O Colecionador eu conheci há pouco tempo, mas infelizmente com uma resenha bem negativa no canal da Bia Paludetto :/ Soul Love, porém, eu adorei a premissa e nunca nem tinha visto!
    Valeu pela dica.
    beijos
    renatavarelaescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Alana!
    Desses, eu só não conhecia o primeiro. Sou louca para ler O Colecionador e eu lembro quando Stolen foi lançado rolou um burburinho sim, mas faz muito tempo.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Olá, Alana.
    Já conhecia os dois últimos. O Colecionador eu li essa edição ai mesmo, peguei na biblioteca, mas quero reler e assim que der vou comprar o da DarkSide. Tem livros que são tão bons e as próprias editoras não divulgam.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    Desses livros, eu só li o Colecionador. Achei bem interessante, mas um pouco devagar em algumas partes, mas eu gostei sim da leitura.

    Eu também fico com um pé atrás com as coisas que todo mundo gosta, mas na parte de livros e filmes, eu fico curiosa pra saber pq todo mundo tá falando tanto, e sempre dou uma olhadinha, kkk

    Bjuss ♥
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu também leio vários livros que são pouco comentados, mas não li nenhum dos três indicados. Parecem livros realmente interessantes. O que me chateia bastante é que muitos livros legais não fazem tanto sucesso por não terem uma capa incrível. Em vida de instagram, ter uma capa lindona é importante, o que nos chama atenção primeiro é a capa, mas tem muito livro feinho com um conteúdo incrível por ai, só esperando uma chance.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Copyright © Books and Stuff , Blogger